quinta-feira, 6 de junho de 2013

Os melhores espiões do Mossad e da CIA são mulheres

Sessão Vale Reprise
Matéria originalmente publicada em 3 de outubro de 2012

Garanto que essa você não sabia!

Eu tenho uma amiga que pode olhar para seu marido diretamente nos olhos e, mesmo quando confrontada com provas irrefutáveis, ela é capaz de jurar que os sapatos Louboutins que está usando foram comprados com um desconto obsceno de um vendedor ambulante em Canal Street, quando, na verdade, foram comprados por um preço exorbitante na Quinta Avenida. Outra tem as senhas das contas do namorado e de suas redes sociais e monitora seus e-mails, enquanto ele, é claro, está alegremente inconsciente de que cada movimento virtual seu está sendo espionado por sua namorada que, “coitada”, não entende nada de informática.

Quando eu compartilhei esses arrepiantes mexericos com meu amigo Jimmy, ele disse que as mulheres são anjos disfarçados que nascem com uma vertente extra em seu DNA. Os homens podem estar por dentro de seus gadgets, mas as mulheres têm uma antena dentro delas.

As mulheres são espiãs natas. Por mais irreverentes que possam ser, as observações de Jimmy são absolutamente pertinentes", diz Maseena Ziglier, jornalista da Forbes.

Na semana passada o chefe do Mossad – agência de inteligência de Israel – fez os maiores elogios às suas agentes de campo. "As mulheres têm uma vantagem distinta na guerra secreta por causa de sua capacidade de multitarefa", disse Tamir Pardo, o atual diretor do Mossad. Ele também acrescentou que as mulheres são "melhores em interpretar um papel" e superiores aos homens quando se trata de "suprimir seu ego, a fim de atingir a meta."

"As mulheres são mais dotadas em decifrar situações. Contrariamente aos estereótipos, você vê que as habilidades das mulheres são superiores as dos homens em termos de compreensão do território, situações de leitura, consciência espacial. Quando eles são bons, elas são ótimas."

Espere! Então, podemos deduzir que as mulheres são melhores em leitura de mapas e navegação nas ruas? Eu fico pensando em todas as mulheres que, injustamente, perderam uma discussão com seu companheiro sobre o melhor caminho a seguir...

Alguns podem achar as observações do chefe de espionagem do Mossad surpreendentes, mas isso tem um motivo. Fomos condicionados pela cultura popular ao assistir a filmes de espionagem com protagonistas como James Bond e Jason Bourne que perpetuam o mito de que os melhores espiões são homens.
Tamir Pardo está desmistificando o papel das mulheres em, indiscutivelmente, uma das profissões mais perigosas do mundo.

Um dos segredos mais bem guardados da CIA

Lyndsay Moran trabalhou para a CIA por cinco anos. Treinada em vigilância, contra-vigilância e técnicas de sobrevivência, tais como treinamento de armas e condução defensiva (dirigir em marcha à ré olhando apenas no retrovisor), ela foi enviada para a Europa Oriental, onde seu trabalho constituiu no recrutamento de "agentes" para espionar seus países.

Ela diz que um dos segredos mais bem guardados da CIA é que seus espiões mais talentosos são mulheres. 

Esperteza vs força física

Ao contrário da crença popular de que você precisa estar fisicamente apto para frustrar os planos do inimigo, o mais importante é realmente a capacidade de ler o potencial perigo de uma pessoa ou situação - em outras palavras, ter a inteligência, que é a chave para a sobrevivência. "As mulheres já estão em sintonia com a segurança de seu ambiente. Estamos sempre à procura de personagens suspeitos, pessoas que poderiam estar nos seguindo, situações perigosas. Nós compensamos o fato de sermos fisicamente o 'sexo frágil’ por desenvolver essas malandragens”.

Espiões mulheres têm sempre um “disfarce”

De acordo com Lindsay, as mulheres sempre têm a vantagem em criar uma desculpa razoável para ter um encontro com um homem em um carro estacionado, num quarto de hotel, restaurante ou numa rua escura na periferia da cidade. "O pensamento padrão é que estamos tendo um caso. É plausível em qualquer circunstância e em qualquer parte do mundo.” 

Então essa é a realidade do jogo de espionagem para as mulheres. Quanto aos filmes, nós vamos ter de esperar para ver se algum dia James Bond será substituído por uma Jane...
Fonte: Forbes

Um comentário:

  1. This info is worth everyone's attention. How can I find out more?


    Review my weblog; clash of clans cheat (e-dbd.org)

    ResponderExcluir