quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Curiosity - Há Vida no Planeta Marte?



No dia 26 de novembro do ano passado, após dez anos de trabalho e a um custo de 2,5 bilhões de dólares, a NASA enviou a Marte um Jeep-Robô, sugestivamente chamado “Curiosity”. Objetivo da missão: verificar se há, ou se houve, vida no “planeta vermelho”. Com uma velocidade média de 9.000 quilômetros por hora, a nave demorou 262 dias para percorrer os 56,7 milhões de quilômetros que separam a Terra de Marte.

O Curiosity foi projetado para avaliar se Marte já teve um ambiente capaz de sustentar formas de vida mesmo que microscópicas. Em outras palavras, a sua missão é determinar "habitabilidade” do planeta. Para descobrir, o veículo transporta o mais avançado complexo de instrumentos para estudos científicos já enviados à superfície marciana. 

O chamado “Mars Science Laboratory” conta com enormes inovações tecnológicas, especialmente para pouso. A nave desceu em um pára-quedas e, em seguida, durante os segundos finais antes do desembarque, baixou o veículo na posição vertical sobre uma corda para a superfície, como uma grua (veja o vídeo de animação no final). 

Agora na superfície, o veículo de 3 metros de comprimento e 900 quilos, é capaz de passar por cima de obstáculos de até 75 cm de altura e viajar até 90 metros por hora num ambiente com temperaturas que vão de 30°C a -128,8°C. O clima marciano é um bocado diferente do nosso. Para comparação, a temperatura natural mais baixa já registrada na Terra foi de -89°C, na Antártida. Para lidar com isso, o Curiosity carrega um sistema de energia nuclear capaz de dar à missão uma vida útil de operação de um ano marciano completo (687 dias). 

Imagem registrada pela câmera
Todo mundo quer ver imagens de Marte e, por isso, não podem faltar dispositivos capazes de capturar essas imagens exclusivas para nós. No total, a sonda Curiosity possui 17 câmeras fotográficas, incluindo uma capaz de produzir vídeos, além de possibilitar fotografias panorâmicas de 360°. Além disso, mais quatro câmeras acopladas nos cantos da sonda ajudam o equipamento a montar um mapa tridimensional dos obstáculos do planeta, para poder contorná-los ao se locomover.

O robô já ganhou um perfil na rede social Facebook e outro no Twitter, onde a equipe da NASA publica as novidades da missão como se fosse o próprio Curiosity relatando a aventura na primeira pessoa. No Facebook, Curiosity escreveu: “Atenção! Meu mastro acionou perfeitamente. Estou dando uma olhada em volta, registrando umas imagens como essa da minha sombra”




Nenhum comentário:

Postar um comentário