segunda-feira, 18 de março de 2013

Como impedir o Google de rastrear seus passos na internet

Há pouco tempo o Google divulgou o seu novo termo de privacidade na internet e causou muita desconfiança e criticas por parte dos usuários e órgãos de defesa do consumidor

Amigos. Eu já disse que, sempre que encontro um programa ou um aplicativo interessante, logo quero dividir com vocês. Hoje encontrei um aplicativo muito, mas muito mesmo, interessante, e útil.

O Gigante das buscas, após divulgar um novo termo de privacidade, passou a usá-lo para quase todos os seu serviços online, como Gmail, Youtube, Google+ etc.

Na prática você está sendo rastreado o tempo todo, permitindo ao Google obter o maior número de informações possíveis à seu respeito. Por exemplo, quando realizamos uma busca no Google, ele armazena o que digitamos e quando acessarmos o Youtube ele irá mostrar opções de videos de acordo com busca que foi realizada.

O Google nega, mas essa "gambiarra" é para direcionar anúncios de acordo com os seus gostos e preferências e lucrar cada vezes mais.

Se não bastasse, muita gente ficou incomodada quando o Google, usou uma brecha na segurança dos navegadores Safari e Internet Explorer para forçar o rastreamento de conteúdo dos usuários online.

Se, assim como muitos internautas, você se sente incomodado, saiba que uma empresa de nome ABINE criou um complemento de navegador que promete acabar com essa falta de privacidade.

Chamado de Do Not Track Plus (Não Me Rastreie), esse complemento é compatível com o Mozilla Firefox, Internet Explorer, Google Chrome, e o Apple Safari, a sua função consiste em fechar a brecha que existe em alguns navegadores impedindo que o Google force o ícone "+1" e por fim barrar o rastreamento de tudo o que você faz na internet. Ele também barra propagandas indesejadas ou intervenção de Home Page.

A instalação é rápida e simples e o funcionamento é mais simples ainda. Após instalar o complemento em seu navegador, um ícone aparecerá no canto superior direito da tela. E cada vez que algum site tentar capturar seus dados, será bloqueado e o você será imediatamente avisado.

Ao clicar no ícone do complemento irá aparecer uma lista de sites que estão tentando enviar suas ações de navegação e para quais empresas esses dados seriam enviados.

Importante: O bloqueio não é total, e se você quiser de fato usar o botão "+1" do Google, será necessário que você confirme dentro do Plugin, para que ele entenda o recurso como algo permitido pelo usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário