sábado, 11 de janeiro de 2014

Projeto felicidade...

É impossível viver acreditando em felicidade 24 horas, afinal de contas, a vida é feita de altos e baixos e a sabedoria está em ultrapassar fases ruins sem perder o equilíbrio e a alegria de viver. Para facilitar sua vida, procure não fazer planos mirabolantes e impossíveis, viva cada minuto, dia a dia com foco e muita paciência. Que tal montar um projeto de felicidade??? Pesquisei dicas simples com profissionais e escritores para serem colocadas em prática, afinal, "a felicidade está nas coisas simples".

Mexa-se: Que tal mudar de atitude e mandar a preguiça para bem longe??? O resultado de se render a tentadora preguiça é a estagnação. Para alguns psicólogos a preguiça pode significar falta de foco na vida. É uma caracteristica marcante de pessoas que não conseguem se decidir sobre qual caminho seguir, "decidir é comprometer-se com algo". Para combater esse mal é preciso muito esforço, mas com certeza as recompensas serão gratificantes. É importante fazer uma análise de tudo o que se perde ao ficar parado ou quando adiamos  uma decisão a ser tomada. A dica é  se jogar sem medo de ser feliz, experimentar o novo, o desconhecido, vencer o marasmo e sair da zona de conforto sempre com muita coragem. Que tal começar hoje uma atividade fisica nova, um jantar só com amigas, uma baladinha para sair da rotina... Vamos colocar a cabeça para funcionar e com certeza descobriremos inumeras oportunidades que estão esperando só uma atitude de mudança.


Siimmmm, todas nós erramos e cometemos deslizes, "o erro é o caminho do acerto, se caio sete vezes, levanto-me oito". Essa frase devemos levar para vida, pois, através dos erros é que devemos encontrar oportunidades de aprendizado, afinal, viver implica em cometer erros, a diferença está em assumir o erro, se arrepender e procurar enxergar as causas que o levaram a comete-los e desta maneira modificar o comportamento. A culpa vem quando não entendemos que estes erros nos faz aprender, para haver mudanças positivas é preciso haver autoaceitação. Antes de perdoar alguém, perdoe a si mesmo, fique em paz e reavalie contratos que efetivamos no passado. 



Para cultivar a espiritualidade não é preciso ter uma religião, você pode simplesmente acreditar na vida, na força que nos move, no amor ao próximo. Para se sentir acolhido é preciso se conectar a uma força superior, quando nós buscamos a espiritualidade, seja ela da maneira que for, conseguimos entender melhor a transitoriedade da vida. Devemos entender e aceitar a idéia de que a felicidade não dura para sempre e que se hoje estamos tristes, amanhã podemos não estar mais, portanto, não se desespere, tudo no momento certo se encadeia.

Vamos recordar momentos felizes??? Todas as nossas emoções estão guardadas em nosso cérebro prontas para serem ativadas a qualquer momento e, a hora certa de ativar esse mecanismo está em quando nos encontramos precisando de alguma motivação. Recordar e ir atras de coisas que nos tragam felicidade é sempre motivador, desde que, não haja uma obrigação em ser feliz hoje a qualquer custo. Permita-se de vez enquando conviver com a dor, pois é nela que descobrimos quem realmente somos.
Agora pare e, pense em tudo o que te faz mal e que deveria ser riscado da sua rotina, como: cigarro, excesso de alcool, alimentação desregrada...e até mesmo o péssimo habito de ficar reclamando de tudo e de todos, esse vício nos empede de ver a vida com mais humor. Perceba que o mundo muda quando começamos a agradecer ao invés de reclamar.

Na minha opinião não existe nada melhor que passar horas ao lado de pessoas queridas e amigas de verdade, uma atitude simples mas que hoje em dia com a correria do dia-a-dia está se tornando cada vez mais raro. Conviver com quem se ama gera em nós sentimentos positivos, de paz, de raiz, nos faz sentir amparados e conectados com o outro. O encontro, mesmo que breve, pode se tornar um antídoto para combater a rotina. Lembre-se que quantidade não significa qualidade e que amigos verdadeiros não caem do céu e precisam ser conquistados e cultivados.



Ressentimentos deixam o coração pesado e envenenam a vida, perdoar não significa esquecer e sim minimizar as emoções negativas que determinadas lembranças nos trazem. Tente um entendimento com a pessoa que lhe trouxe magoa, por mais que esta pessoa não aceite, com certeza você sentirá que fez sua parte e tente, por mais difícil que seja, compreender a imperfeição alheia, ao entender a outra pessoa conseguimos trocar o sentimento de ódio por compaixão e tiramos um peso enorme dentro de nós, devemos lembrar sempre, que a outra pessoa, assim como nós, também tem limites que precisam ser respeitados.

Se valorize acima de qualquer coisa... No mundo atual em que a mulher é cobrada por todos os lados, é comum ter a sensação de que estamos devendo algo. O grande problema de pensar desta maneira é que muitas vezes nos cobramos muito e deixamos de lado nossa autoestima. Devemos entender que é impossível ser pleno tentando satisfazer as expectativas de uma outra pessoa, para buscar a felicidade é preciso se conhecer, se valorizar, buscar nossos pontos negativos e positivos e tentar entende-los para que não atrapalhem nossa maneira de ser.
Uma boa maneira de manter as expectativas pessoais aceitáveis é tendo em mente objetivos de vida definidos. Nunca deixe de olhar para si mesmo e ver suas qualidades, se olhe no espelho e se auto elogie. Você é única e merece ser valorizada.


Existe um ditado que gosto muito e que é muito sábio: "o ontem é história, o amanhã mistério. O hoje uma dádiva e por isso o chamamos de presente". Essa simples frase nos leva a ver o quanto é importante viver o hoje, o agora. Se não pararmos para colocar o agora em pratica, passaremos boa parte da vida obssecados e preocupados em chegar, alcançar algo e deixamos de ver a beleza e o milagre da vida que nos cerca agora. Focar no passado nos prende ao que ja foi, e pensar no futuro nos leva a um mundo onde tentamos controlar o desconhecido. Ao agir com a consciência do momento presente, tudo o que você fizer ficará imbuído de uma sensação de qualidade, de cuidado e de amor, até mesmo os atos mais simples.

Um comentário:

  1. Olá Lis, o post de hoje do meu blog é acerca do tema deste vosso post: Felicidade.
    Eu coloquei um desafio para todos os que me visitam, chama-se Leitura Partilhada e tem como base a leitura de um livro "Educar para a Felicidade" , é um desafio interessante vem espreitar. Estou aqui:
    http://dadinhahistorias.blogspot.com/
    Bj :)
    Dadinha (Eduarda)

    ResponderExcluir