sábado, 4 de janeiro de 2014

Conheça 3 vírus capazes de causar terríveis pandemias em 2014

Todos eles são transmitidos por animais e têm altos índices de mortalidade

Enquanto você se ocupa em contar sementes de uva para colocar na carteira, a comunidade médica e científica de todo o mundo está preocupada com as possíveis pandemias que podem atingir a humanidade em 2014, principalmente com as que têm maiores índices de morte, como as que você vai ver a seguir:

H5N1

Fonte da imagem: Reprodução/Redorbit


Trata-se de outra linha do vírus influenza, o causador da gripe. O subtipo H5N1 é conhecido ainda como “gripe aviária”, mas pode ser transmitido também a humanos. O grande perigo se dá porque aves são animais bastante comuns em todas as populações do planeta e, portanto, espalhar o vírus não é nada difícil. Locais como granjas e aviários em geral podem representar perigo.

A doença tem grandes índices de mortalidade – 60% das pessoas que contraem a gripe aviária não resistem. Outro problema: o vírus, como o da gripe comum e tantos outros, é mutável e consegue incorporar características genéticas de outros vírus, ficando cada vez mais forte e nocivo.

Atualmente o vírus não passa de pessoa para pessoa, mas essas mutações constantes podem facilitar esse tipo de contágio em breve – se isso acontecer, uma possível pandemia seria capaz de infectar milhões de pessoas rapidamente. Existe uma vacina contra o vírus, mas ela pode deixar de fazer efeito graças às mutações citadas acima. Por enquanto, os casos de infecção em humanos ainda são raros, mas já existem.

H7N9

Fonte da imagem: Reprodução/G1


Mais um vírus influenza e também do tipo aviário, com a diferença de que seus efeitos parecem ser menos nocivos do que os do H5N1. Em 2013 foi registrado o primeiro caso de contaminação em humanos, e estudos com animais já levam a crer que a transmissão de pessoa para pessoa pode ser possível, ao contrário do H5N1.

Henipavírus

Fonte da imagem: Reprodução/Patrastimes


O grande transmissor neste caso é o morcego, que espalha o vírus por meio de saliva e urina. O modo mais comum de contágio humano se dá quando porcos comem frutas contaminadas. Em 1999, na Malásia, 1 milhão de porcos foram mortos para evitar o contágio.

O vírus costuma atacar o cérebro e o pulmão humano, causando inflamações e problemas respiratórios. A doença não se manifesta sempre, mas tem uma taxa bastante alta de mortalidade, alcançando um índice assustador de 90%. O filme cujo trailer você poderá ver a seguir foi inspirado nesse vírus:


Nenhum comentário:

Postar um comentário