sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

China vai tornar menos rígida política do filho único

Segundo a Nova China, está é "uma grande decisão" revelada esta sexta-feira pelo Partido Comunista chinês

A China vai tornar menos rígido o controle de nascimentos feitos através da política do filho único, lançada em 1979, anunciou esta sexta-feira a agência de notícias oficial Nova China (Xinhua em mandarim).

Assim, diz a agência, citada pela AFP, os casais em que pelo menos um dos cônjuges seja ele mesmo filho único passarão a estar autorizados a ter dois filhos. Atualmente a lei chinesa não autoriza os casais a terem mais do que um filho, mas já existiam algumas exceções.

A China é, atualmente, o país mais populoso do mundo, com cerca de 1,3 mil milhões de habitantes. "A política dos nascimentos será ajustada e melhorada progressivamente para promover o equilíbrio a longo prazo da população da China".

Além desta medida, refere ainda a mesma agência noticiosa chinesa, a China vai abolir o seu sistema de "reeducação pelo trabalho". Segundo esta medida as pessoas podiam ser enviadas durante anos para campos sem terem tido direito a julgamento nem a uma decisão da justiça.

O sistema de reeducação pelo trabalho, laojiao em mandarim, é impopular e utilizado pela polícia contra delinquentes, mas também pelas autoridades locais contra qualquer contestador de que queira livrar-se. Por simples decisão da polícia, um tal sistema permite enviar pessoas para estes campos durante pelo menos quatro anos, sem ser preciso, para isso, passar pelos tribunais.

Introduzidos no tempo de Mao Tsé-tung em 1957, o sistema é vivamente contestado por causa dos abusos que permite, nomeadamente por parte de quadros locais que procuram silenciar os seus opositores ou os internautas que os criticam ou denunciam os seus abusos. Segundo um relatório publicado pelas Nações Unidas em 2009, havia 190 mil pessoas detidas na China neste tipo de campos. [dn]

Nenhum comentário:

Postar um comentário