sábado, 22 de fevereiro de 2014

Os olhos nunca mentem. Mito ou realidade?

Muita gente acredita que, ao observar o movimento dos olhos de uma pessoa, é possível saber se ela está mentindo ou não


A ideia é até ensinada em cursos de treinamento organizacional”, aponta a psicóloga Caroline Watt, da Universidade de Edimburgo (Reino Unido). Em estudo recente, ela e sua equipe colocaram o mito à prova e concluíram que, no fim das contas, a noção de que “os olhos não mentem” não se confirma.

O estudo teve três partes. Na primeira, os pesquisadores pediram aos 32 participantes para que escondessem um aparelho celular e voltassem até eles. Em seguida, tiveram seus depoimentos gravados duas vezes (em uma delas, mentindo e, na outra, dizendo a verdade).

Os vídeos, sem som, foram comparados por um grupo de avaliadores, que, apenas observando os olhos do participante, não souberam dizer quando ele estava mentindo.

Seria uma falha dos avaliadores? Na segunda parte do estudo, 50 pessoas foram treinadas para reconhecer padrões de movimentação dos olhos. Ainda assim, elas não conseguiram identificar quem estava mentindo.

Os cientistas ainda especularem que talvez as mentiras fossem muito “leves” – se fossem descobertas, não aconteceria nada demais. Assim, na terceira parte do estudo, os pesquisadores analisaram gravações de depoimentos feitos a policiais, nos quais a pessoa pedia que buscassem parentes ou amigos que haviam desaparecido.

Na metade dos casos, a pessoa estava mentindo (conforme revelavam as investigações policias), mas os movimentos de seus olhos não revelava isso – eram praticamente iguais aos das pessoas que diziam a verdade em seus depoimentos.

Nosso estudo não encontrou base para essa ideia e sugere que está na hora de abandoná-la”, resume a psicóloga. Talvez ela funcione… em seriados policiais.[WebMD[Hypescience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário