quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Visite a maravilhosa cidade de Oslo, a capital da Noruega

Poucas capitais do planeta podem gabar-se de comungar tão bem sua mancha urbana com a natureza
Fundada por Harald Hardrada em 1048 no fundo de um fiorde e até hoje circundada por uma densa floresta, a vida de Oslo está intimamente ligada ao mar.

Não tão bela como algumas de suas vizinhas escandinavas, ainda assim Oslo é uma cidade agradável que merece ser conhecida. Entre suas principais atrações estão o Museu do Navio Viking – que preserva três embarcações originais e vários objetos dos grandes exploradores nórdicos e o fantástico Museu Fram, construído especialmente para abrigar o navio Fram, utilizado por heróis nacionais como Fridtjof Nansen e Roald Amundsen em suas inúmeras viagens, incluindo a bem-sucedida conquista do pólo sul.

Outros símbolos da cidade é a massiva fortaleza Akershus, construída para proteger o porto, e o parque Frognerparken, célebre pelas inúmeras esculturas de Gustav Vigeland.

Aproveite também para curtir o privilegiado entorno com caminhadas e passeios de barco e bicicleta no verão ou esqui, entre dezembro e março.

Como Chegar

O aeroporto internacional de Oslo é o principal da Noruega, agrega diversos voos da SAS e conecta a cidade a boa parte das grandes cidades da Europa, como Amsterdã, Londres, Frankfurt, Londres, Roma, Paris e Lisboa. Como não há voos diretos entre a Noruega e o Brasil, pense em utilizar estas cidades como conexão. Daqui partem aviões para praticamente todas as cidades norueguesas com aeroporto, incluindo Tromso, Alesund, Trondheim e Bergen. Do aeroporto ao centro de Oslo são apenas 20 minutos de trem com companhias como Flytoget e NSB, modernas e com inúmeras partidas. Se optar por um táxi, é recomendável ir ao balcão de táxis do aeroporto, que lhe encaminhará a um serviço com preços fechados e confiáveis.

Via ferroviária a melhor opção é com a NSB, que conecta a cidade a vários destinos pelo país. A estação central Oslo Sentralstasjon, também conhecida como Oslo S é a mais prática, mas não a única da cidade. Já as linhas rodoviárias da NOR-WAY ligam Oslo a praticamente todas as cidades da região e também aos maiores centros do país. Fique atento, pois algumas rotas não funcionam entre o fim do outono e o início da primavera, tanto pelas condições climáticas como pela baixa demanda.

Como Circular

Boa parte das atrações de Oslo estão ou nas cercanias de seu Centro Histórico ou em Bygdoy. Na cidade antiga é possível fazer quase tudo a pé, enquanto que para chegar até os belos museus da península é preciso pegar um táxi aquático. Para trajetos mais distantes, tome um prático ônibus. Os bilhetes custam 3 euros e valem por uma hora. Há também um tíquete válido por 24 horas. Se for pego sem a passagem correta, há uma multa pesada.

Informações ao viajante

Línguas: norueguês
Moeda: coroa norueguesa
Como ligar para o Brasil: 80019550
Visto: Não é necessário
Saúde: Exige certificado internacional de vacinação contra febre amarela.Embaixada oficial no Brasil:
SES, Avenida das Nações, Quadra 807, Lote 28, Brasília/DF (61) 3443-8720

Melhor época para visitar: De abril a setembro é a época de menos frio, julho é o mês mais quente. Mesmo no verão, leve roupas quentes, principalmente se for para o norte da Noruega. No inverno, até mesmo os transportes são afetados em razão de nevascas. [abril.com]















Nenhum comentário:

Postar um comentário