domingo, 8 de setembro de 2013

Top 19 curiosidades que talvez você não saiba sobre o beijo

Já parou para refletir sobre o beijo? Pode parecer banal, mas este ato provoca uma série de modificações em nosso corpo

Confira 19 curiosidades sobre ele:

1 - Lábios humanos são diferentes dos de todos os outros animais, porque eles são revirados.

2 - Não somos as únicas espécies que praticam comportamentos semelhantes ao beijo. Alguns macacos pressionam seus lábios para expressar emoção, afeto ou reconciliação.

3 - Os cientistas não sabem ao certo porque os humanos se beijam, mas alguns especialistas acham que a resposta está nas experiências precoces de alimentação. Receber alimentos pré-mastigados da boca de um dos pais pode fazer a criança associar a pressão dos lábios com um ato de amor.

4 - Outra possibilidade: Cheirar a bochecha de um ente querido há muito tem servido como um meio de reconhecimento em culturas ao redor do mundo, da Nova Zelândia ao Alasca.

5 – Ao contrário do que imaginamos beijar não é universal, levando alguns especialistas, como o antropólogo Vaughn Bryant, a pensar que poderia realmente ser um comportamento aprendido.

6 - O militarismo romano introduziu o beijo em muitas culturas depois de suas conquistas, como uma espécie de comemoração. O hábito foi copiado em vários países da Europa.

7 - Estar perto o suficiente para beijar ajuda a avaliar a compatibilidade de nossos narizes. Em um importante estudo, o biólogo evolucionista Claus Wedekind, da Universidade de Lausanne, Suíça, informou que as mulheres preferem os aromas de homens cuja imunidade e codificação genética é diferente das suas. A mistura dos genes poderia produzir descendentes com um sistema imunológico melhor.

8 – A evidência mais antiga literária para beijar vem do norte da Índia em textos em Sânscrito Védico, escritos 1.000 a 2.000 anos atrás. Uma parte do Brahmana menciona Satapatha como amantes da configuração boca a boca.

9 - O amor é uma droga? Dopamina, um neurotransmissor associado a sentimentos de desejo e recompensa, usados em respostas a novas experiências, explica por que dar um beijo em outra pessoa o faz se sentir tão especial.

10 - Em algumas pessoas, um choque de dopamina pode causar uma perda de apetite e uma incapacidade de dormir, sintomas comumente associados com o amor.

11 – Acha que precisa mais de amor? A dopamina é produzida na área tegmental ventral do cérebro, a mesma região afetada por drogas aditivas como a cocaína.

12 - Em homens, um beijo apaixonado pode também estimular o hormônio ocitocina, que promove a ligação e fixação, de acordo com a neurocientista comportamental Wendy Hill do Lafayette College, EUA.

13 - Beijar de mãos dadas reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, diminuindo assim a pressão arterial e aperfeiçoa a resposta imune.

14 - Um beijo apaixonado tem o mesmo efeito que a Beladona (planta com efeitos farmacêuticos) no processo de dilatação da pupila.

15 – Preparação para o beijo: Dois terços de todas as pessoas viram a cabeça para a direita ao beijar, de acordo com a psicóloga Onur Gntrkn do Ruhr-University Bochum, na Alemanha. Esse comportamento pode refletir a preferência marcante observada em bebês e até mesmo em fetos.

16 - Psicólogos evolucionistas descobriram que os homens são muito mais propensos a preferir beijos de língua que as mulheres.

17 - A troca de saliva pode fornecer uma vantagem reprodutiva para homens. Durante um beijo de boca aberta, o homem passa um pouco de testosterona para sua parceira. Durante semanas e meses, o ato de repetir o beijo poderia aumentar a libido de uma mulher, tornando-a mais receptiva às relações íntimas.

18 – Rapazes, favor escovar os dentes e passar fio dental! O psicólogo evolutivo, Gordon Gallup, da Universidade Estadual de Nova York, descobriu que, quando você decide beijar alguém, as mulheres prestam muito mais atenção do que os homens na respiração e nos dentes do parceiro.

19 - Beijar pode transmitir doenças: 1 ml de saliva contém cerca de 100.000.000 de bactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário