segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Serviço online permite que pessoas enviem textos criptografados de graça

Ferramenta criptografa mensagens com segurança total para que você se comunique sem medo de que os conteúdos sejam lidos por terceiros
(Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock)



Com as últimas ondas de denúncias de espionagem que ocorreram pelo mundo, as pessoas têm se mostrado muito mais preocupadas com os conteúdos e as mensagens que disponibilizam online.

Por consequência, os serviços que oferecem funcionalidades de criptografia estão se tornando cada vez mais populares e requisitados – por mais que poucos sejam gratuitos.

Pensando nesse público, o site ViaCRYPT foi desenvolvido pela empresa Vialink. O serviço consiste nas trocas de mensagens criptografas que podem ser realizadas online; com o detalhe de que elas só podem ser lidas uma única vez e depois são excluídas automaticamente pelo sistema. O serviço é completamente gratuito; basta digitar o texto que você quiser no espaço em branco (sem, aparentemente, um limite de caracteres) e clicar em salvar.

Um link será gerado pelo site, porém lembre que quem for recebê-lo só poderá ler o texto uma vez. Enquanto você não enviar a URL para qualquer pessoa, o conteúdo fica armazenado nos próprios servidores da Vialink, devidamente criptografado e seguro, sem qualquer tipo de data de expiração. Os desenvolvedores garantem que o sistema criado é bastante difícil de ser quebrado – segundo eles, demoraria anos.

Protegido de tudo e de todos

Nem os funcionários da empresa conseguem ter acesso ao conteúdo das senhas criadas, já que os algoritmos utilizados no processo geram senhas aleatórias e que não podem ser decodificadas. Um código em JavaScript é capaz de analisar os links e abrir as mensagens criptografadas, resgatando o conteúdo por meio de um identificador único. Depois que isso é feito, não há como ler os textos novamente.

Segundo Marcelo Salhab, diretor executivo da Vialink e engenheiro de computação, a ferramenta ViaCRYPT pode ser utilizada por aqueles que querem enviar informações privadas e que não podem ser vistas, como senhas de cartões de crédito, endereços, dados pessoais, entre outros. Acesse e utilize o serviço gratuitamente aqui. Fonte: ViaCRYPT, Info [Tecmundo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário