quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O lado bom do Instagram

Instagram é mesmo uma coisa engraçada

Outro dia me peguei analisando as minhas próprias fotos e confesso que me senti esquisita. Porque se você reparar bem e buscar o motivo sincero pelo qual resolveu compartilhar aquela exata imagem, na maioria das vezes foi sempre numa onda de exibicionismo. Sei lá, eu fico me perguntando: como é que antes a gente cozinhava, se vestia, fazia dieta e lia livros-cabeça sem se mostrar para os amigos, para os conhecidos? Agora é fácil passar seis horas na cozinha assando um pernil sabendo que você vai ganhar algum reconhecimento virtual além dos elogios de quem provou sua comida. 

Malhar ganhou um novo incentivo com o apoio moral dos likes e com a "concorrência" te mostrando quantos quilômetros foram percorridos em qual velocidade. E, depois de tanto treino, de tanta ioga, pilates e bike, nada como mostrar um abdome sarado, no espelho do elevador mesmo, sem precisar esperar chegar a viagem de Réveillon. Carente por estar solteira ou não se sente muito valorizada pelo namorado? Fácil: basta sensualizar no espelho do banheiro, no retrovisor do carro ou fotografar alguma parte do corpo num ângulo bom e com filtro certo e.. ponto: as cantadas de pedreiros ficam fichinha perto dos comentários que você pode receber. De quebra, ainda descola uma paquera em potencial, que começa com likes, avança para os comentários e, depois de algumas semanas, pode render uma foto a dois, selando o seu amor perante todos, inclusive perante o ex que não te deu a assistência.

Tudo pode ser registrado e compartilhado, e a loucura disso é que agora você não deixa mais passar um look incrível á toa, um good hair day, um sapato novo ou uma tendencia que você quer mostrar que aderiu antes de todo mundo. Ninguém escapa das suas lentes - seu cachorro fofo, seu bebê recém-nascido, seu cantor favorito e até um ator que você nunca deu muita bola, mas "imagina quantos likes ele poderia render?".

Aquela festa exclusiva com decoração desbundante, o brinde com os amigos, o momento mais divertido da noite, por que não registrar o momento mais divertido brindando com os amigos na festa exclusiva com decoração desbundante e ainda #semfitro? Ufa!

Estamos vivendo uma onda de puro exibicionismo sim, mas, parando para pensar, eu nunca malhei com tanta frequência, me vesti tão bem ou cozinhei pratos tão elaborados. E confesso que, quando olho minhas próprias fotos, penso "nossa, que vida legal dessa menina..."

Por Camila Fremder (31 anos, é publicitaria, escritora, jornalista e redatora. Ou seja, ela sabe do que esta falando!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário