terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Ih, esqueci...

Turbine sua memória para nunca mais largar o celular ou o guarda-chuva em casa - nem trocar o nome do chefe.


PENSE POSITIVO
Nunca diga "Não posso esquecer os documentos"! "  O cérebro reage a verbos de ação. "Nessa frase, ele ignora a palavra não e pula para a parte do esqueça", diz a fonoaudióloga Ana Alvarez, autora do livro Exercite Sua Memória (Record). No lugar, pense: "Preciso lembrar".

MISTURE SENTIDOS
Quanto mais sentidos estiverem envolvidos em uma ação, mais fácil fixar algo. Experimente cruzar pelo menos dois deles. Na prática: ao anotar alguma coisa, sinta a textura do papel. Quando alguém te passar uma lista de supermercado, visualize os produtos em uma mesa.

FOQUE NO QUE ROLA AGORA
Aqui o conselho é simples, mas pode ser difícil de aplicar. Procure prestar atenção em uma coisa de cada vez: no que sua mãe diz, no filme, no livro. Não faça duas coisas, como conversar e checar o Instagram. "Ao fazer muitas coisas ao mesmo tempo, o cérebro se atrapalha e absorve apenas fragmentos de informação", explica Sônia Brucki, coordenadora da Academia Brasileira de Neurologia.

REPITA MIL VEZES
Se você quer decorar uma música, cante repetidamente alguns dias antes. Se tiver uma apresentação de trabalho, ensaie bastante e tente relembrar os trechos ao longo do dia. Para que o cérebro guarde um dado na memória, você terá de sinalizar quanto o tema é importante. E, a partir do momento em que você repetir a informação, ele vai captar a mensagem.

SIGA AS TÉCNICAS DO MESTRE
Para guardar um nome, crie uma sentença na sua cabeça - você da vida a ele e consegue memorizá-lo. Se alguém se chama Helena, por exemplo, pense em "Helena de Troia subiu no cavalo". Para lembrar o rosto da pessoa, observe-a bem. "Com seus olhos, faça um Z: comece pelos olhos, cruze a diagonal pelo nariz e percorra a boca horizontalmente", ensina Ed Cooke, um inglês que está entre os top 10 do Campeonato Mundial de Memória.

ESTIMULE A MENTE
Jogue palavras cruzadas, taipei, sudoku.. Eles obrigam o cérebro a exercitar atenção, repetição e fixação. Se você praticar com regularidade (por 20 minutos, quatro vezes por semana), a diferença que sentirá no dia a dia será maior ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário