terça-feira, 3 de setembro de 2013

Como a cafeína pode salvar sua vida

Dirigir com sono é uma péssima ideia e pode custar tanto a sua vida como a de outras pessoas

Infelizmente, milhões de caminhoneiros no mundo todo se veem obrigados a passar horas a fio dirigindo (muitas vezes de madrugada) para cumprir prazos, e precisam encontrar uma alternativa para driblar o sono (uma possível mudança de rotina em transportadoras merece um debate à parte).

Embora não seja nem de longe uma solução tão eficaz quanto uma boa noite de sono, a cafeína pode ajudar: de acordo com estudo publicado recentemente no British Medical Journal, motoristas que consomem a substância têm 63% menos chances de se envolver em acidentes.

De dezembro de 2008 a maio de 2011, os pesquisadores acompanharam 1.047 motoristas que dirigiam caminhões com pelo menos 10 toneladas e percorriam rotineiramente pelo menos 200 km. Entre eles, 530 haviam se envolvido em acidentes automobilísticos (durante o trabalho) nos 12 meses anteriores ao início do estudo, 1.036 eram homens e muitos eram obesos ou tinham sobrepeso.

De cada dez participantes, cerca de quatro (43%) consumiam produtos com cafeína (como energéticos, chás e café) para conseguirem se manter acordados na estrada. O nível de consumo foi classificado como baixo (até 200 mg/dia), médio (até 400 mg/dia) e alto (mais de 400 mg/dia).

Além do consumo de cafeína, a equipe levou em conta diversos outros fatores: rotina de trabalho, rotina de exercícios, consumo de álcool, distâncias percorridas e rotina de sono.

Enquanto estratégias para lidar com o cansaço desses motoristas devem levar em conta pausas adequadas, sono suficiente e promoção de exercícios regulares, o uso e a influência de estimulantes cafeinados devem ser considerados uma estratégia complementar para manter o estado de alerta na direção”, concluem os pesquisadores. Eles ressaltam, porém, que o efeito estimulante da cafeína não é duradouro e que não deve em hipótese alguma ser considerado um substituto do sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário