quinta-feira, 20 de junho de 2013

Forças culturais em fase de extinção

A partir do século passado, a mídia de massa e a comunicação global começaram a moldar a cultura humana e esse processo tornou-se exponencial

Tecnologias e entretenimentos são implementados a todo instante, deixando marcas gigantescas na paisagem cultural e se tornando obsoletos dentro de períodos de tempo ridiculamente curtos. Por conta disso, é inevitável que essas mudanças causem o desaparecimento de muitas facetas da nossa cultura.

Confira alguns hábitos que já foram fortes, mas hoje estão quase “extintos” e em breve podem cair no esquecimento:

Telejornais
Quando a televisão começou como um meio de comunicação, estrelas do cinema e do rádio, que eram destaque na época, criticaram o novo veículo. Passado algum tempo, os jornalistas foram os primeiros a inovarem no formato transmitindo notícias pela TV, com os telejornais funcionando como formadores de opinião pública. Mas, a partir de 2002, o consumo de notícias online aumentou 100%, enquanto a transmissão de notícias via televisão tem perdido cada vez mais força.

Videolocadoras
Leitores de certa idade vão se lembrar da primeira vez que entraram em uma videolocadora e se alegraram com a imensidão de filmes que poderiam levar para assistir em casa, o que era revolucionário. Desde o tempo em que os vídeos caseiros explodiram na paisagem cultural no final dos anos 70 até o advento do DVD, era difícil ir a alguns quarteirões em qualquer cidade grande sem ver um videolocadora.

Jornal
Dado o que temos visto até agora, não é nenhuma surpresa que a circulação de jornais esteja caindo constantemente à medida que mais e mais pessoas migram para a web para se informarem sobre eventos atuais. E a queda está se acelerando, e muito rapidamente. As receitas publicitárias estão diminuindo e, enquanto essas empresas podem ser capazes de se adaptar bem o suficiente para sobreviver em uma paisagem digital, as publicações físicas, que naturalmente exigem sobrecarga para imprimir e distribuir, possivelmente serão coisas do passado em pouco tempo.

Catálogos
A venda por catálogos foi uma febre quando surgiu, pois permitia que os consumidores fizessem compras por telefone, recebendo as mercadorias em casa. A Aaron Montgomery Ward foi, provavelmente, a pioneira nesse tipo inteiramente novo de comércio global, o de conveniência. Hoje, essas compras foram quase que completamente substituídas pelas compras online, sejam de roupas, supermercados, eletrônicos ou o que mais estiver na web, em qualquer canto do país e do mundo.

Telefone fixo
Nós não precisamos afirmar a importância do telefone, uma das principais invenções do mundo, que permite a comunicação instantânea de voz em qualquer lugar, em todo o mundo. É igualmente óbvio que o uso do telefone celular tem aumentado a cada ano, uma vez que se tornou amplamente disponível. Muitas crianças de hoje nunca usaram um telefone que não celular. Então, o telefone fixo é um forte candidato à extinção.

Meio Físico
Alguns de vocês podem ter ouvido esse argumento crescendo em proeminência: que em um futuro próximo, todas as mídias serão digitais. Quando o acesso à internet de banda larga por cabo estiver disponível em todo lugar, qualquer formato de mídia física vai ser visto mais como coisa obsoleta para a obtenção de conteúdo.

Televisão
Embora tenha sido dito que estamos vivendo em uma época de ouro da programação da televisão, a televisão em si, a caixa quadrada grande ou tela plana, que fica no meio da sala de estar, com cabo, antena ou satélite conectado a ela para receber transmissões, parece um conceito arcaico a cada ano. Não quer dizer que as telas planas não continuarão a serem vendidas, afinal elas ficam mais baratas com o passar do tempo. É que elas não podem ser consideradas televisores, e sim monitores, pois não dependem mais de programação fixa, e é possível assisti-las através de computadores, tablets e smartphones.[ListVerse] [Hypescience] 

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