terça-feira, 8 de outubro de 2013

Sorocaba, o sertanejo milionário que não tem nada de caipira

O cantor e empresário Fernando Fakri de Assis, conhecido como Sorocaba, está por trás das principais revelações da nova música caipira brasileira

Queridos leitores. Faz tempo que quero prestar uma homenagem a uma dupla sertaneja que conheci em 2005 num bar em Londrina, cidade onde nasci e da qual muito me orgulho. Leiam o texto: 

"Ele nasceu pobre, no interior de Goiás, trabalhava na roça e dedicou anos à música sertaneja até conseguir o tão esperado sucesso". Essa seria a história de muitos cantores desse estilo de música, mas certamente não é o caso de Fernando Fakri de Assis, de 32 anos, o Sorocaba da dupla Fernando e Sorocaba (não, o leitor não se confundiu: o primeiro nome dos dois sertanejos é Fernando), uma das responsáveis por renovar o gênero musical no País. [Isto é dinheiro]

Criado no bairro do Ibirapuera, na capital paulista, e nascido em uma família abastada, o contato do músico com o mundo sertanejo começou ainda criança, quando passou a frequentar o haras do avô, na cidade do interior de São Paulo que inspirou seu nome artístico.

Sorocaba mudou-se para Londrina (para quem não sabe, é a minha cidade natal) para cursar Agronomia na Universidade Estadual de Londrina, mas na faculdade, só queria saber de cantar. Ele sabia que estava no caminho certo, em pouco tempo o paulista fazia shows em diversos bares de Londrina. A primeira vez que ouvi Sorocaba foi num desses bares.

No segundo ano de faculdade já pagava as contas graças às suas canções e em setembro de 2006 lançou o primeiro CD e DVD "Ao Vivo em Londrina", totalmente independente e com apoio de empresas locais. As estradas dos dois músicos, então, se cruzam em um bar em Londrina, graças a um amigo em comum. Sorocaba é o apelido que ganhou quando estudava Agronomia UEL.

Ouvido apurado: enquanto Sorocaba (à direita) compõe e descobre artistas que irão fazer sucesso, Fernando é responsável pelos arranjos das canções e pela produção musical

Com seis anos de carreira profissional, a dupla movimentou, em uma estimativa conservadora, R$ 40 milhões em shows somente em 2011. Metade desse dinheiro foi embolsado pelos dois. Sorocaba também é o compositor cujas músicas são mais executadas no País: com mais de R$ 500 mil arrecadados em 2011, de acordo com o Ecad. Ele é o campeão nacional em direitos autorais, superando nomes badalados como Roberto Carlos e Caetano Veloso. Sorocaba, pra mim, é um gênio.

Não bastasse isso, ainda se dedica à vida de empresário do ramo musical e esportivo. Com a FS Produções Artísticas, Sorocaba está construindo um negócio lucrativo: descobrir novos talentos e administrar a carreira e imagem de artistas da cena musical brasileira. A primeira descoberta de Sorocaba foi o cantor Luan Santana (que mora em Londrina - não digam que sou bairrista), o ícone do circuito sertanejo universitário.

Gráfico de Isto é dinheiro
Vejam o que escolhi pra vocês:

Nenhum comentário:

Postar um comentário