sexta-feira, 3 de maio de 2013

Samarqand, uma das mais antigas cidades do mundo

A cidade é famosa pela sua localização estratégica no centro da Rota da Seda entre a China e a Europa, e por ser um centro de estudos islâmicos de grande importância

Samarqand é uma cidade do Uzbequistão. Localiza-se num vale irrigado, sendo centro do comércio de produtos agrícolas da região. Foi a capital do país entre 1925 e 1930. Tem cerca de 549 mil habitantes.

É uma das mais antigas cidades do mundo, tendo sido fundada, aproximadamente, em 700 a.C.. Foi conquistada por Alexandre, o Grande em 329 a.C. e era o centro político do Império Timúrida e a capital mais opulenta da Ásia Central. A cidade era dominada pela gigantesca cúpula de sua mesquita. Os monumentos a Tamerlão eram cobertos de azulejos de ouro, lápis-lazúli e alabastro. Seu mausoléu, Gur Emir, é uma joia da arte islâmica, com um sepulcro sobre uma enorme pedra de jade. Pensa-se que nesse túmulo estejam depositados os restos mortais do guerreiro Tamerlão, morto em 1405.

Alguns pontos de interesse da cidade histórica são a Praça do Registan, a Mesquita de Bibi Hanim, a Necrópole de Shakhi-Zinda, o Mausoléu de Gur-Emir, o Observatório de Ulugbek e o Museu de Afrasiab.
Samarqand foi inscrita na lista do patrimônio mundial da UNESCO em 2001.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário