sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Os sete pecados capitais (e devastadores) da beleza

Dormir sem tirar o make, espremer as espinhas da bochecha, lavar o rosto várias vezes ao dia e outras manias que devem ser extintas da sua rotina

Menos neura, mais beleza (Foto: Shutterstock)






Não adianta negar, glamourosa: por mais santa que você seja, é praticamente impossível não cometer um pecadinho ou outro quando o assunto é beleza. Algumas condutas são tão comuns que a gente sabe quando está errada, mas não dá o braço a torcer. Fizemos uma listinha básica e perguntamos para alguns experts qual o problema de não tirar o make antes do sono, não deixar as unhas respirarem entre as idas ao salão e outras manias que nos perseguem desde sempre mas só fazem mal à nossa aparência.

Pecado # 1: Não tirar a maquiagem antes de dormir
Dormir de maquiagem pode envelhecer a pele mais rapidamente e estimular o aparecimento de espinhas, principalmente se você tiver tendência à acne. "Durante o sono, todas as energias do organismo estão voltadas para processos regenerativos que são prejudicados se a pele estiver com os poros obstruídos pelo make", explica a dermatologista Christiana Alonso, de São Paulo. Além disso, a temperatura do corpo aumenta ligeiramente enquanto dormimos, aumentando a absorção dos produtos que estiverem na pele. O ideal é que a pele esteja limpa e apenas com a presença de produtos noturnos, como hidratantes e vitaminas", completa Christiana.

Pecado #2: Passar esmalte nas unhas sem intervalos
Não há mal nenhum em ir à manicure toda semana, mas tente deixar as suas unhas sem esmalte por pelo menos um dia inteiro antes de pintá-las novamente. "Usar o esmalte sem intervalo faz com que as unhas desidratem, ressequem e acabem ficando lascadas, favorecendo a quebra", diz o dermatologista João Carlos Pereira, de São José do Rio Preto. Uma dica para preservar a textura normal das unhas é hidratantes específicos ou emolientes enquanto elas estiverem sem esmalte nenhum.

Pecado # 3: Classificar o seu tipo de pele sem a ajuda de um profissional
A pele pode ser normal, mista, oleosa ou seca. "Uma classificação incorreta vai levar ao uso de produtos inadequados, que podem causar acne (no caso de peles mistas ou oleosas) ou deixar de hidratar e oferecer benefícios neceessários às peles que tendem a ser mais ressecadas e desvitalizadas", alerta a dermatologista Christiana Alonso.

Pecado #4: Espremer espinhas
Todo mundo sabe, mas é difíííícil de controlar essa mania, não é? Se a espinha estiver com ponta de pus (ui!), esta secreção pode ser drenada com muito cuidado, de preferência por um profissional. Mas se ela estiver fechada, inflamada e sem nenhuma abertura, não deve de jeito nenhum ser manipulada por ninguém. "Neste caso, o ideal é o aplicar antibiótico tópico no local da espinha ou tomar antibiótico via oral, sempre receitado por um médico", ensina a dermatologista Cláudia Magalhães, de Recife. 

Pecado #5: Usar cremes para peles maduras aos 20 e poucos anos
Sim, toda prevenção é bem vinda. A gente também sabe que os váááários produtos lançados diariamente no mercado são praticamente irresistíveis (dá vontade de sair provando tudo!). Mas vá com calma, glamourosa. "Os cremes para peles maduras normalmente são mais oleosos, já que têm a intenção de promover hidratação intensa. A pele aos 20 e poucos anos é naturalmente hidratada e mais oleosa por conta dos hormônios. O uso indevido desses produtos pode promover o aparecimento de acne em locais que você normalmente não teria", diz Christiana Alonso.

Pecado #6: Lavar demais o rosto, as mãos, o corpo
Você pode até ter boas intenções, mas o que parece ser um simples hábito saudável (hello, higiene!) pode provocar um efeito rebote. "As glândulas sebáceas do rosto entendem o excesso de lavagem como uma agressão e começam a produzir mais sebo", alerta a dermatologista Christiana Alonso. Já nas mãos e no corpo, a lavagem excessiva pode deixar a pele mais ressecada, descascada e com coceira anormal.

Pecado #7: Esquecer de passar filtro solar nos joelhos, cotovelos, orelhas e área dos olhos
Não adianta nada lambuzar o corpo e o rosto com protetor antes da exposição solar e deixar de lado áreas-chave. Segundo Christiana, "a falta de filtro nos joelhos e cotovelos pode promover o escurecimento anormal da região, e nas orelhas e o contorno dos olhos - áreas mega sensíveis - a exposição intensa podem causar queimaduras e até câncer de pele". Portanto, glamourosa, todo cuidado é pouco! [Revista Glamour]

Nenhum comentário:

Postar um comentário