quinta-feira, 16 de maio de 2013

A maior mesquita do mundo

Masjid al-Haram (a Mesquita Sagrada), também conhecida como a Grande Mesquita, é considerada o maior centro de peregrinação do mundo, localizada na cidade de Meca, na Arábia Saudita


É considerada com o lugar mais sagrado do Islamismo, onde mais de 1,5 bilhões de muçulmanos se voltam para ela cinco vezes ao dia para rezar, obedecendo aos preceitos do Alcorão. 

A mesquita abrange dois níveis e um grande terraço, com esplanadas ao redor da mesquita, que abriga o haj, com espaço para abrigar cerca de 2 milhões de membros, tornando-a a maior mesquita do mundo. 

Com cerca de 86 800 m² a mesquita é, em sua grande parte, um gigantesco pátio a céu aberto. 

No centro do pátio fica a Caaba, onde está guardado o Hajar el Aswad (também chamada de "Pedra Negra"), a relíquia mais sagrada do Islã. É um monumento muito simples, quase cubo de 10 x 12 x 15 metros. Os peregrinos devem completar sete voltas em torno dela, antes de beijar a Caaba. Isso transforma o pátio num extraordinário enxame de homens caminhando em círculos. 


Todos os anos, no mês sagrado do Hajj, muçulmanos de 162 países se dirigem a Meca para cumprir outro mandamento do Alcorão: visitar a Grande Mesquita pelo menos uma vez na vida se tiver condições financeiras e de saúde para empreender a viagem. 

A primeira Mesquita de Meca foi construída sob as ordens de Maomé, que os muçulmanos consideram o último profeta e o fundador do islamismo. [gigantesdomundo]

Saiba mais sobre o Islã num vídeo do History

Nenhum comentário:

Postar um comentário