quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Seis animais que parecem fofos, mas são mortais

O mundo animal é surpreendente e muitas vezes consegue nos enganar

A natureza tem características peculiares fantásticas para resolver seus problemas. Um truque muito bom e fazer certos animais parecerem mansos e pacatos para disfarçar sua personalidade de feras raivosas, destrutivas e letais

Conheça agora alguns animais com aparência doce e inofensiva que são, na verdade, predadores violentos muito perigosos.

1 – Papa-léguas

Você ouve “papa-léguas”. A primeira coisa que você pensa é num pássaro alto e magro que corre muito rápido, diz “bip bip” e foge de coiotes. E, enquanto a Warner Bros acertou algumas coisas (eles são capazes de voar, mas optam por correr muito rápido), desenhos animados raramente são fontes precisas.

Os verdadeiros papa-léguas são menores (pouco mais de 60 centímetros de comprimento do bico à cauda), e muito mais propensos a participar da matança do que fugir dela.

Papa-léguas são quase exclusivamente carnívoros. E a sua dieta não é composta de bichinhos pequeninos. Que tal cascavéis? O papa-léguas afunda seu bico na cobra (ou qualquer abominação que estiver enfrentando), a levanta para o alto e, girando o bico rapidamente, chicoteia a presa repetidamente no chão até que esteja amassada o suficiente para engoli-la inteira.

2 – Ariranhas

Lontras são alguns dos animais mais bonitinhos, de aparência mais inocente do planeta e tudo o que fazem é adorável. Ariranhas são iguais, só que maiores. Com quase 2 metros, a “lontra gigante” é fisicamente o maior membro da sua família. E tem um apelido adorável: lobos do rio.

Ariranhas vivem na América do Sul, onde se alimentam principalmente de peixes como percas, bagres e… piranhas. Para alimentar os filhotes, elas batem nos peixes até quase matá-los, mas os deixam vivos para que os bebês comam alimentos frescos (que atenciosas).

Esse mamífero fofo e peludo só precisa ter cuidado com os predadores que assombram o rio Amazonas, como os jacarés. Certo? Nada disso! É o contrário, quando as ariranhas observam um caimão (o jacaré do Amazonas), elas começam a dar "patadas" na cauda do réptil, aparentemente, apenas para se divertir. Quando o jacaré ataca, elas se esquivam e tornam a bater no "coitado". Elas ficam fazendo isso o tempo necessário para que o jacaré fique demasiado cansado e desista de lutar.

Então, os animaizinhos fofos comem com calma o jacaré vivo. Começando com a porcaria da cauda. Se tiverem ajuda, melhor. Se houver mais ararinhas por perto, elas vão ajudar a morder a cauda, enfrentar o jacaré e começar a mastigação. Um bando de ariranhas pode devorar um jacaré inteiro, com ossos e tudo, em poucos minutos. Nada mau para um animal que parece um bicho de pelúcia que guincha.

3 – Doninha

Sei o que você está pensando. Doninhas? Elas provavelmente caçam ratos, como praticamente todos os carnívoros de pequeno porte. O bichinho é apenas um cachorro quente com pernas peludas. Um assassino feroz? Até parece...

Pois bem, a doninha de cauda longa não é apenas um dos assassinos em série mais terríveis da natureza, mas um dos seus muitos métodos de matança parece uma dança de rua.

Normalmente, a doninha gosta de matar envolvendo seu corpo em torno de sua presa e, em seguida, esmagando o crânio, mordendo-o. Se a vítima tenta escapar, a doninha corre atrás, pula na traqueia da presa e morde até esmagar. E faz isso até com inimigos maiores do que ela.

Doninhas são geneticamente programadas para cometer assassinato em massa. Elas matam sempre que podem e armazenam o alimento para mais tarde (só que raramente visitam sua coleção de cadáveres, porque preferem alimentos “frescos”). Ah! E também fazem seus ninhos com peles de suas vítimas.

4 – Babuíno verde-oliva

O babuíno verde-oliva é um macaco. E o que macacos comem? Você pensou “bananas”, não é mesmo? Os babuínos verde-oliva – como todos os macacos – são onívoros oportunistas. Isso significa que eles comem qualquer coisa que pareça deliciosa, geralmente grama e outras plantas.

Babuínos são conhecidos por pastar pacificamente ao lado de gazelas. Mas, de vez em quando, como qualquer homem obrigado a subsistir com salada por muito tempo, eles decidem que “já deu o que tinha que dar” e que querem um pouco de carne. Assim, ele caminha entre suas amiguinhas gazelas se fingindo de desinteressado e, então, de repente vai pra cima de qualquer uma que corra mais devagar (o que geralmente é uma gazela bebê).

Uma vez que pegou o animal, bate e morde, segurando-o como uma melancia, e desfrutando de suas entranhas deliciosas.

Ocasionalmente, babuínos verde-oliva acordam e descobrem que sua casa foi invadida por um bando de flamingos (um “bando” significando “até quatro milhões”). Assim como com as gazelas, os babuínos ficam felizes em sentar e comer frutas com seus brothers flamingos. E então, completamente ao acaso, eles resolvem massacrar os infinitos flamingos. Pulando, correndo, gritando com o máximo dos pulmões, os babuínos esmagam, espancam, mutilam, destroem o bando de flamingos comendo as presas com pena e tudo. Malucos sem noção

5 – Foca-leopardo

Focas? Agora forçou a barra. Elas são as criaturas mais bonitinhas, dóceis e adoravelmente indefesas do mundo animal. Elas só comem peixe, certo? Bom, esse é um pressuposto que se desfaz quando a foca-leopardo abre a boca e você descobre que ela parece um dinossauro.

Claro, todos os pinípedes, incluindo focas, são carnívoros. Mas, enquanto todas as outras focas comem peixes e outros animais de sangue frio, focas-leopardo são um dos predadores de topo da Antártida.

Como tal, elas têm um gosto especial por animais de sangue quente. Sim, podem até comer um peixe ocasionalmente, mas preferem lanchar suas companheiras. Ainda mais perturbador é o seu gosto para aves.

Elas comem patos felizes ou alguma outra ave marinha, mas seu prato favorito são pinguins. Como predadoras, se escondem em águas raras ou no gelo para agarrá-los de surpresa. Depois de pegar sua presa, a foca arrasta-a para a água para tirar sua pele antes de comê-la.

6 – Búfalo-africano

O búfalo-africano é um herbívoro de grande porte que percorre os campos africanos. Sua característica mais marcante são seus chifres curvados. Ele passa a maior parte de seu dia deitado por aí, comendo grama e bebendo água. Você sabe, coisas normais de vaca.

Eles também massacram qualquer coisa que se atreva a mexer com eles.

O búfalo-africano tem muitos apelidos, como “Peste Negra” e “Fazedor de Viúvas”. De fato, é o membro mais perigoso dos “Grande Cinco” da África. Quem são os outros quatro? Leão, leopardo, rinoceronte e elefante. Isto significa que o búfalo-africano é oficialmente o mamífero mais mortal do mundo.

Os leões só ousam atacar búfalos velhos ou doentes (e mesmo assim, se estiverem longe do rebanho). O búfalo-africano pesa até 910 quilos, e seu capacete de chifre, apesar da aparência estúpida, é uma combinação útil de aríete/impalador.

O búfalo também é, aparentemente, capaz de reconhecer o conceito de vingança – e, definitivamente, o único animal existente que adora se vingar. Eles buscam vingança contra seus principais inimigos, os leões – especialmente aqueles que matam um filhote. Se um leão cometer esse erro, os búfalos vão pra cima com uma multidão que pode conter até mil animais extremamente irritados.

Na verdade, como algum leão seguramente já matou um búfalo-africano em algum momento, eles fazem questão de atacar ativamente qualquer leão, como um ataque preventivo, ou, mais provavelmente, apenas para mostrar quem é que manda no pedaço. E, se algum filhote estiver em perigo, o bando vem para ajudar.

Se você atirar em um, mas não matar, ele receberá um impulso de adrenalina que o deixará alheio à dor. Depois disso, ele fará da sua missão de vida lhe matar. Mesmo se você conseguir escapar do ataque inicial, o animal ferido irá lhe perseguir, ficar circulando esperando por uma chance de atacar. [Cracked] [Natasha R] [Hypescience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário