quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O Asteroide Apophis poderá atingir a Terra em 2036


Em 2029, estudiosos afirmam que o asteroide Apophis passará bem próximo da Terra e, em 2036, passará mais próximo ainda

O asteroide Apophis – que possui um tamanho de 3,5 campos de futebol – foi descoberto em junho de 2004 e ganhou fama após um estudo preliminar que sugeriu que o objeto tinha uma chance de 2,7% de atingir o planeta em 2029. Observações posteriores descartaram a chance de um impacto em 2029, mas não em 2036. 

Um impacto desse asteroide com a Terra criaria um explosão de 141 megatons (três vezes a maior bomba de hidrogênio já construída). Isso é o que afirmam os cientistas da Universidade de Pardue (EUA).

Agora, após novas observações do asteroide, os pesquisadores da NASA concluíram que o Apophis praticamente não representa uma ameaça para a Terra em 2036, mas todos concordam que ele merece ser vigiado de perto. Astrônomos estão acompanhando o asteroide durante sua aproximação da Terra. 

“As chances de impacto estão agora em menos de uma em um milhão, o que nos deixa em uma posição confortável para descartar um impacto com a Terra em 2036″, disse Don Yeomans, cientista da NASA. 

Em 2029, o asteroide se aproximará cerca de somente 30 mil quilômetros de nosso planeta, distância menor do que alguns satélites de comunicação.

De acordo com observações da Agência Espacial Europeia, o Apophis é 20% maior do que o imaginado, com 325 metros de largura. Além disso, o objeto possui 75% mais massa do que o estimado anteriormente. [Space

Nenhum comentário:

Postar um comentário