terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Fomos enganados? Energéticos não são melhores que uma xícara de café

A cafeína é o único ingrediente útil das bebidas chamadas "energéticos"

Há tempos as bebidas energéticas são cultuadas por suas propriedades estimulantes, mas uma nova pesquisa publicada na Nutrition Reviews mostra que a cafeína é o único ingrediente útil em bebidas do tipo.

Os energéticos geralmente contêm ingredientes como taurina, guaraná e diversos outros, mas há pouquíssimas evidências de que sejam eles os responsáveis pelo aumento do desempenho, de acordo com o estudo, que defende que as propriedades estimulantes das bebidas vêm da cafeína, e não de outros componentes.

Os pesquisadores examinaram dúzias de artigos que analisavam os efeitos de ingredientes energéticos sozinhos ou combinados à cafeína. Com exceção da glucose e do extrato de guaraná, que mostraram fracos resultados, nenhum outro componente encontrado nos energéticos, além da cafeína, mostrou uma participação relevante no aprimoramento do desempenho físico ou cognitivo.


Um estudo do início deste ano mostrou que energéticos carregam 14 vezes mais cafeína que outros refrigerantes. Médicos também alertaram para que crianças não consumam esse tipo de bebida, pois elas não são ativas o suficiente para queimar as calorias presentes no produto (que podem conter de 10 a 270 por porção), aumentando o risco de acúmulo de peso. Para saciar a sede, elas devem beber água, sucos e leite pouco gorduroso.

Um problema oculto dos energéticos é justamente a cafeína, que pode atingir níveis tóxicos, o que levou os energéticos a serem relacionados com problemas como convulsões, diabetes, problemas cardíacos e até distúrbios comportamentais.

Os avisos sobre o consumo de energéticos por crianças foram reforçados após um relatório de membros do Comitê de Nutrição da Academia Americana de Pediatria. O Dr. Holly Benjamin, um dos líderes da pesquisa e médico no Hospital Infantil Comer, da Universidade de Chicago, afirmou, em entrevista ao DailyMail, que “para a maior parte das crianças que praticam atividades físicas frequentes, água pura é melhor”. [jornalciencia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário