segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ferro e ácido fólico durante a gravidez deixam os filhos mais inteligentes

O ferro é essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso central

Segundo um novo estudo com crianças das áreas rurais do Nepal, as mães que recebem ferro e ácido fólico durante a gravidez têm filhos mais inteligentes, mais organizados e melhor em habilidades motoras.  

A equipe estudou 676 crianças em idade escolar, cujas mães tinham participado de um ensaio clínico em que receberam ferro, suplementos de ácido fólico e outros nutrientes enquanto estavam grávidas. Cerca de 80% das crianças, com idades entre 7 a 9 anos, estavam matriculadas na escola. 

O ferro e a suplementação com ácido fólico pré-natais tiveram um impacto significativo no nível intelectual e na habilidade motora das crianças, em uma série de funções, incluindo a função intelectual, a função executiva e a função motora fina. 

O ferro é essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso central. Os pesquisadores acreditam que garantir esses cuidados pré-natais básicos poderia ter um grande efeito sobre o futuro educacional das crianças que vivem em comunidades pobres, nas quais a deficiência de ferro é comum. 

A Organização Mundial de Saúde que afirma que a deficiência de ferro é o distúrbio nutricional mais comum e difundido no mundo, afetando 2 bilhões de pessoas. Essa deficiência pode interferir no desenvolvimento do nervo, bioquímica e metabolismo, prejudicando tanto o desenvolvimento intelectual quanto motor. 

Os pesquisadores sugerem melhores programas pré-natais, que incluem suplementos nutricionais de baixo custo, para beneficiar comunidades pobres, já que uma grande faixa de pessoas que residem em países em desenvolvimento tem deficiência em ferro e ácido fólico. [Reuters][Hypescience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário