domingo, 27 de janeiro de 2013

Alimentos orgânicos não são mais saudáveis do que os cultivados com pesticidas, diz estudo

Os orgânicos possuem preço elevado, mas as pesquisas dizem que não vale a pena gastar seu dinheiro com eles

Os cientistas afirmam que os alimentos orgânicos não são mais nutritivos ou saudáveis quando comparados com alimentos produzidos com pesticidas e produtos químicos. 

Muitas pessoas pagam um valor muito alto para consumirem alimentos livres de agrotóxicos na crença de serem mais saudáveis e mais seguros. No entanto, a Dra. Dena Bravata e seus colegas da da Universidade de Stanford, não encontraram nenhuma evidência de quaisquer benefícios significativos para a saúde. 

Os resultados, publicados na revista Annals of Internal Medicine, mostra a comparação entre os dois tipos de alimentos. Defensores dos orgânicos no Reino Unido disseram que a pesquisa não estava equipada com respaldo para fazer a comparação. 

No entanto, os cientistas alegam que vasculharam milhares de artigos científicos sobre os possíveis benefícios à saúde através de uma alimentação baseada em orgânicos. 

A pesquisadora da escola de medicina da Universidade de Stanford, disse: “Alguns acreditam que o alimento orgânico é sempre mais saudável e nutritivo. Nós estamos parcialmente surpresos, pois não encontramos isso”

A Soil Association, uma associação americana para assuntos alimentares e agricultura biológica, disse por nota oficial: “Este estudo é voltado para os padrões europeus. A metodologia científica usada na revisão, embora adequados para comparar os ensaios de substâncias, não é correto para comparar as diferentes culturas”. 

A Universidade de Oxford comentou por meio de nota que os orgânicos não são melhores para o meio ambiente. Os cientistas da instituição descobriram em um estudo recente que os alimentos orgânicos como leite, cereais e carne de porco emitem mais gases de efeito estufa que as vertentes convencionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário