segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Você tem lavado seu umbigo? Pesquisadores descobriram 1.400 espécies de bactérias no umbigo humano

Um umbigo humano contém cerca de 1400 estirpes de bactérias diferentes. Destas, cerca de 600 eram desconhecidas até agora 

Um grupo de ecologistas da Universidade Estadual da Carolina do Norte realizou um extensivo estudo publicado pela National Geographic para determinar que tipos de criaturas habitam os nossos umbigos, descobrindo que essas cicatrizes deixadas pelo corte do cordão umbilical são verdadeiros ecossistemas. 

Este tem mais bactérias do que a média
Não há necessidade de ir para uma floresta tropical para descobrir um ecossistema rico em biodiversidade desconhecida, basta levantar a camisa e olhar para o umbigo. 

Segundo a publicação, o estudo — batizado de Belly Button Biodiversity — foi realizado com 500 voluntários, que forneceram amostras dos habitantes — isso mesmo, habitantes — de seus umbigos para análise. Os pesquisadores encontraram 1.400 espécies de bactérias nas amostras cedidas, das quais 600 eram desconhecidas pela ciência! 

A ideia era divulgar a ciência de uma forma leve e atrair as pessoas para a microbiologia do corpo humano. “Cada pessoa é uma selva de micróbios tão rica, colorida e dinâmica que há uma probabilidade enorme de o seu corpo hospedar espécies que os cientistas nunca estudaram”, diz a pesquisa. E assim foi, o que começou por ser um projeto divertido, está contribuindo para a descoberta de uma flora completamente nova. 

Os pesquisadores decidiram estender o escopo da pesquisa, avaliando mais umbigos para descobrir a correlação entre as espécies de bactérias encontradas e aspectos como o local de nascimento dos hospedeiros e a constituição de seus sistemas imunológicos, por exemplo. Além disso, os pesquisadores também esperam desvendar como a presença desses microrganismos influencia a saúde de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário