quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer morre aos 104 anos no Rio de Janeiro

O arquiteto Oscar Niemeyer, ícone da arquitetura moderna e um dos brasileiros mais reconhecidos no mundo, morreu nesta quarta-feira (5), aos 104 anos.
 

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares GCSE (Ordem Militar de Sant’Iago da Espada) ComIH (Ordem do Infante Dom Henrique) nascido no Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 1907 é o arquiteto brasileiro de nome mais influente na Arquitetura Moderna. Graduou-se pela Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1934. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado e, por esse motivo, teve grande fama nacional e internacional desde a década de 1940.

Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que projetou para a cidade de Brasília, embora possua uma grande quantidade de obras pelo mundo. Niemeyer tem obras na França, Itália, Portugal, Inglaterra, Noruega, Rússia e Argélia. Em 2007 foi eleito o nono gênio mundial vivo em uma lista compilada pela empresa Syntetics.

"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein". 

Frases
- Perto de mim Justin Bieber ainda é um espermatozóide. 
- Na minha idade, a melhor coisa de acordar de madrugada para ir ao banheiro é ter acordado.
-O frevo foi criado há 104 anos. Ou seja: só tive um ano de sossego desse pessoal pulando de guarda-chuvinha. 
- Andei comprando apostilas para Concurso do Banco do Brasil. Não quero viver de arquitetura o resto da vida.
- Só me arrependo de UMA coisa na vida: de não ter cuidado melhor da minha saúde para poder viver mais.
Obras:

Praça dos Três Poderes                                                                Catedral de Brasília
              Museu Oscar Niemeyer (Curitiba                                  Museu de Arte Contemporânea (Niterói)
  
Palácio do Planaldo                                                         Edifício Copan (São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário