terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Maioria dos casamentos termina antes do 15º. ano no Brasil

Estatísticas do Registro Civil do IBGE ainda mostram que, em um ano, a taxa geral de divórcios cresceu 45,6%, chegando ao maior patamar da série histórica 
(Thinkstock) 

Os casamentos estão durando cada vez menos no Brasil. A maioria dos casais (56,5%) está se divorciando antes de completar 15 anos de união, apontam as Estatísticas do Registro Civil 2011, divulgadas pelo IBGE nesta segunda-feira. Não completam uma década 41,6% deles. As dissoluções registradas no ano do levantamento tiveram proporção mais elevada entre os casamentos que tinham entre 5 e 9 anos de duração: 20,8% do total. Contudo, o grupo que mais chama atenção é o que esteve junto pelo período de 1 a 4 anos: 19% dos casais se divorciam antes de completarem 4 anos. Na última década, o porcentual de divórcios entre eles mais do que dobrou, passando de 8,5% em 2001 para 19% em 2011. Os que nem chegaram a completar um ano de casados, e que antes não constavam entre as dissoluções, agora já representam 1,8% do total. 

Casamentos

À medida que cresce a taxa de divórcios aumenta também o índice de recasamentos no país – nos quais um dos cônjuges ou os dois já tiveram uma união formal anterior ou mais. Em 2011, elas representavam 20,3% do total, um salto de 8 pontos porcentuais em dez anos. Os casamentos entre solteiros ainda são maioria, quase 80% das uniões, mas a tendência de decréscimo que se observa desde o início da década (quando era de 87,7%) deve se manter nos próximos anos, ressalva o IBGE. 

Entre os solteiros, o primeiro casamento tem ocorrido cada vez mais tarde. A idade média observada entre os homens na data da união é de 28 anos, segundo este levantamento, e de 26 anos entre as mulheres. Em ambos os casos, são três anos a mais do que o registrado em 2001. “As oportunidades de trabalho e de educação, assim como a opção cada vez mais comum de convívio em união consensual mostrada pelo Censo Demográfico 2010, são fatores que influenciam no adiamento da formalização das uniões e, consequentemente, na elevação da idade de solteiros na data do casamento”, analisa a pesquisa. 
Leia a matéria completa em  veja.abril.com.br/noticia                 

Um comentário:

  1. Meninas
    Todo santo dia eu entro no seu Blog, e todo dia vocês me surpreendem. O Blog de vocês é fantástico. Cheio de notícias, curiosidades, artes, cinema... Como vocês conseguem tantos posts interessantes? Eu indico para meus amigos e desafio: Duvido que vocês não vão encontrar alguma coisa de que gostem.Parabéns. Muito sucesso, vocês merecem. O blog de vocês é um dos melhores do Brasil. Simplesmente supimpa! Roger

    ResponderExcluir