sábado, 15 de dezembro de 2012

Hananuma Masakichi - O artista que recriou a si mesmo em uma estátua de Madeira

Hananuma Masakichi é um daqueles artistas extraordinários, que nunca conseguiu o reconhecimento que merecia

Esse escultor japonês criou uma estátua de tamanho natural de si mesmo que é quase 100% idêntica ao seu criador. Embora tenha sido criada há mais de um século, a escultura Masakichi ainda confunde artistas e cientistas. 


Masakichi começou a trabalhar em sua obra-prima depois que ele foi diagnosticado com tuberculose. Ele acreditava que ele ia morrer em breve, e decidiu criar uma estátua em tamanho natural de si mesmo como um presente para a mulher que amava. Em 1885, quando sua obra foi finalmente concluída, era tão realista que as pessoas não podiam dizer qual era ele e qual era a estátua, quando colocados juntos.  
O nível de detalhe alcançado por Masakichi é tão alucinante que reflete cada tendão, músculo, veia, ossos, rugas, até os poros em seu corpo. Os globos oculares anatomicamente corretos que ele criou para a sua estátua, fazem até oftalmologistas perguntar como ele fez. 


A fim de criar uma réplica perfeita, Masakichi pintou e envernizou a estátua para combinar com seu tom de pele e usou seu próprio cabelo e unhas para torná-la mais real. Ele cobriu a cabeça, costas das mãos, pernas, sobrancelhas, cílios e até as partes íntimas com seu próprio cabelo. O que veio a seguir é ainda mais chocante: ele arrancou todas as suas unhas e dentes e colocou-as em sua estátua. Ele tinha 53 anos quando terminou o modelo de si mesmo e realizou uma exposição privada onde apareceu ao lado de sua criação, confundindo o público, que não podia dizer qual era o humano e qual era o falso. Fonte: Odditycentral

Nenhum comentário:

Postar um comentário