terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Flor de Sal, a "creme de la creme" dos condimentos


Uma preciosidade cobiçada por chefes de cozinha e “gourmets” dos quatro cantos do mundo

A Flor de sal é um tipo de sal coletado na camada superior das salinas, antes que se depositem no fundo e formem o nosso conhecido sal marinho. Ela é colhida manualmente pelo homem no momento propício. São cristais mais leves e quebradiços, textura fina, crocante e de grãos irregulares. Por ser um produto artesanal e relativamente escasso (para cada 80 quilos de sal marinho produzido, somente 1 quilo de Flor de Sal é extraído), é um dos tipos mais caros de sal disponíveis à venda no mercado gastronômico. No verão, os cristais de sal se formam em cima das águas das salinas para criar a Flor de Sal. Veja abaixo:

Na figura vemos uma camada de flor de sal boiando na salina 

A Flor de Sal é um presente da natureza. Sem sofrer qualquer tipo de processamento, é colhida com um rodo especial e embalada artesanalmente depois da coleta. É uma fonte natural de potássio, cálcio, cobre, zinco e magnésio.

O nome Flor de Sal vem do aroma de violeta quando este seca. Possui um sabor distinto e um perfume suave de violeta. 

Produto do Rio Grande do Norte
"Devido à sua textura fina, crocante e seus grãos irregulares, a Flor de Sal exalta com delicadeza o sabor da comida. O sabor da Flor de Sal é maravilhoso em comparação com os outros sais. Ela é o “caviar” no mundo do sal marinho. É um presente raro da natureza e o fruto de uma harmoniosa associação entre a água do mar, o sol e o vento. É o “creme de la creme” dos condimentos e confere um toque sublime à finalização das receitas;  um condimento maravilhoso para acompanhar grelhados, saladas e legumes", segundo a Cimsal.

Sua aplicação na cozinha como toque final tem o dom de valorizar divinamente o gosto da comida. 
Antes, produzida e comercializada exclusivamente pela França e Portugal, agora é produzido em Mossoró, no Rio Grande do Norte pela Cimsal. Acondicionados em potes de 150 e 350 gramas os finos cristais podem ser adquiridos em lojas especializadas em alimentos finos e voltados para clientes que agregam valor a uma boa gastronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário