quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Cientistas afirmam que tristeza faz bem pra saúde


Quando um dos maiores poetas da nossa literatura, Vinícius de Moraes, escreveu “Que todo grande amor só é bem grande se for triste / Por isso, meu amor, não tenha medo de sofrer / Pois todos os caminhos me encaminham pra você”, nem imaginava que sua canção tinha embasamento científico.

Atualmente, há uma certa obsessão pela busca da felicidade e da satisfação. O problema é que a tristeza é um sentimento comum e benéfico para o ser humano. Evitá-la por meio de drogas e tratamentos pode não ser uma boa ideia.

Estudiosos de psicopatologias estão preocupados com essa tendência de evitar o sofrimento com remédios. A depressão tem atingido o ser humano a milhares de anos e, segundo especialistas, tem ajudado na evolução da espécie e no amadurecimento de indivíduos.

O professor de psiquiatria Jerome Wakefield afirmou que a tristeza nos ajuda a aprender com nossos erros. “Acredito que uma das funções das emoções negativas intensas é de parar o nosso funcionamento normal. Assim podemos nos concentrar em algo diferente”, afirmou.

Também podemos tomar a tristeza como um empecilho psicológico para que evitemos cometer os mesmos erros mais de uma vez. [Telegraph] [Hypescience]


Nenhum comentário:

Postar um comentário