quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

10 Incríveis Cidades em Penhascos do Mundo

Há algumas proezas incríveis da arquitetura em nosso mundo - não apenas belos edifícios, mas cidades inteiras construídas nos topos dos penhascos ou esculpidas nas laterais das montanhas

O primeiro vislumbre de cidades como essas pode tirar o seu fôlego. Você poderá sentir essa emoção mesmo quando olha de uma dessas cidades para o mar ou para a terra lá embaixo. Aqui estão alguns exemplos perfeitos das mais interessantes cidades em penhascos do mundo.  


1. Castellfollit de la Roca

Castellfollit de la Roca é considerada uma das mais belas aldeias da região da Catalunha, na Espanha. Ela está construída sobre as falésias de basalto entre dois rios. A maioria dos edifícios parecem estar pairando sobre a borda do penhasco, oferecendo a ilusão de que poderia desabar a qualquer momento. A vila toda é menor do que metade de uma milha quadrada de tamanho. A parte mais antigas da aldeia, construída na Idade Média, é composta de ruas estreitas e cantos escuros. As casas aqui são feitas de rocha vulcânica.

2. Rocamadour

Rocamadour é uma pequena aldeia construída na face rochosa acima de um desfiladeiro no Rio Alzou no sudoeste da França. Os edifícios de Rocamadour sobem em etapas ao lado de um precipício. A aldeia, que remonta ao século 12, tornou-se quase deserta, como resultado da guerra e da Revolução Francesa. Hoje é novamente visitada por turistas e peregrinos que vêm para homenagear Santo Amadour homônimo da aldeia. De acordo com uma lenda, Santo Amadour foi testemunha da morte de São Pedro e São Paulo em Roma e depois viajou para o local e tornou-se um eremita.

3. Bonifacio

Bonifácio é uma cidade na ponta sul da ilha de Córsega. A cidade e suas fortificações estendem-se ao longo do topo do penhasco, que está a cerca de 70 metros de altura. As falésias da cidade foram corroídas pelo oceano de tal forma que os edifícios do extremo parecem projetar-se sobre o mar. Vista do mar, a aparência é de uma cidade branca brilhando ao sol e suspensa sobre as águas revoltas abaixo.

4. Acapulco

Acapulco é uma cidade resort do México que entrou em destaque na década de 1950 como o refúgio de milionários e das estrelas de Hollywood. Hoje continua sendo um destino turístico muito procurado, especialmente por mexicanos e por estudantes universitários americanos em férias. Nenhuma visita a Acapulco é completa sem ver os mergulhadores do penhasco executarem seus saltos impressionantes para o fluxo superficial da água das perigosas marés formadas na parte inferior de La Quebrada. Eles têm feito isso desde os anos 1930, embora hoje os mergulhadores sejam profissionais.

5. Mesa Verde

Mesa Verde, no sudoeste do Colorado, é o famoso lar do antigo povo Anasazi. Pode ser a preservação arqueológica mais importante da cultura americana nativa. No século 12, os Anasazis começaram a construir casas em cavernas rasas e sob saliências rochosas ao longo das paredes do desfiladeiro. Algumas dessas casas eram enormes, com 150 quartos. Os mais famosos edifícios da vila são o "Cliff Palace" e o "Spruce Tree House". Por volta de 1300, todos os Anasazis haviam deixado a área de Mesa Verde, mas as ruínas permanecem quase perfeitamente preservadas. A razão para sua partida súbita permanece inexplicada.

6. Bandiagara Escarpment

A Escarpa Bandiagara é um penhasco de arenito onde vive o povo Dogon do Mali, país do interior da África Ocidental. Essas falésias são pontilhadas com grutas antigas esculpidas pelo povo Tellem nos penhascos da escarpa para enterrar seus mortos, evitando, assim,  as enchentes tão comuns naquela área. Eles construíram dezenas de aldeias ao longo das falésias acima das cavernas. No século 14, os Dogon expulsaram os Tellem e continuam sendo os únicos habitantes dessa área até os dias de hoje.

7. Ronda

Ronda é uma cidade espanhola, capital do município com o mesmo nome, inserido na província de Málaga, comunidade autônoma da Andaluzia, de área 481 km² e com uma população de 35.836 habitantes (2006). É tida como a cidade-berço das touradas. A cidade está assente sobre uma meseta rochosa a 739 metros acima do nível do mar. Está dividida em duas partes por um precipício conhecido como "el Tajo de Ronda" (penhasco de Ronda), por onde passa o rio Guadalevin, afluente do rio Guadiaro. Em continuação da garganta da escarpa propriamente dita, estende-se também um penhasco sobre o vale dos Moinhos (valle de los Molinos). 

8. Al Hajjara

Al Hajjara, às vezes escrito como Al Hajara, é uma cidade histórica nas montanhas Haraz do Iêmen situada a oeste da cidade de Manakhah. É uma das aldeias de montanha mais impressionantes e facilmente acessível no Iêmen. A vila foi literalmente construída na montanha com pedras extraídas das montanhas próximas. Al Hajjara data do século XII. Suas casas fortificadas são feitas com blocos maciços de pedra formando uma muralha ininterrupta. Uma série de celeiros e cisternas são fundamentais nessa vila para suportar um longo cerco.

9. Positano

Positano é uma pequena cidade localizada na Costa Amalfitana da Campania e é uma das mais populares atrações turísticas da Itália. A cidade parece estar espalhada de cima para baixo na encosta da montanha. Embora a cidade tenha crescido e prosperado na época medieval, pelos meados do século 19 mais da metade da população foi embora. No século 20, ela deixou de ser uma vila de pescadores pobres para ser um destino turístico muito popular, com a ajuda do autor John Steinbeck que muito elogiou sua beleza.

10. Santorini

Santorini (em grego: Σαντορίνη) é um arquipélago vulcânico circular localizado no extremo sul do grupo de ilhas gregas das Cíclades, no mar Egeu, a cerca de 200 km a sudeste da cidade de Atenas, com uma área total de aproximadamente 73 km² e uma população de 13.600 habitantes. Para além da ilha principal, Santorini tem nas suas proximidades diversos ilhéus, formando um grupo quase circular de ilhas, vestígio da grande erupção que despedaçou a ilha. É famosa pelo pôr do sol deslumbrante das cidades de Fira e Oia, pelas casas caiadas de branco e seu próprio vulcão ativo. Oia foi construído no topo de penhascos majestosos com vista para um vulcão submerso. Fira, a capital, se destaca pelos paralelepípedos brancos, ruas com lojas, tabernas, hotéis e cafés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário