sábado, 4 de agosto de 2012

Obras-primas do Museu d’Orsay pela primeira vez ao Brasil


Em tema e magnitude, algo assim jamais foi visto por aqui. Algumas das pinturas cruzam o oceano e saem do museu pela primeira vez.

O Museu d’Orsay, em Paris, é um dos museus mais visitados do mundo e não é à toa. Localizado no Jardin des Tuileries, na margem esquerda do Rio Sena, o espaço abriga a mais importante coleção de obras impressionistas do mundo.

O Tocador de Pífaro, de Édouard Manet 
A partir de hoje, os brasileiros não precisarão cruzar o Atlântico para apreciar obras de gênios como Monet, Van Gogh, Cézanne e Renoir que pertencem ao acervo do museu francês. Pela primeira vez, 85 obras do d’Orsay estão no Brasil para uma exposição.  

“Impressionismo: Paris e Modernidade, Obras-Primas do Acervo do Museu d’Orsay de Paris, França”. A mostra vai de hoje, 4 de agosto, a 7 de outubro, no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, e de 22 de outubro de 2012 a 13 de janeiro de 2013, no CCBB do Rio de Janeiro.

Neste primeiro fim de semana da montagem, o CCBB abrirá as portas às 15h de hoje (dia 4) e fechará apenas amanhã (dia 5), às 22h, virando a madrugada. O CCBB fica na Rua Álvares Penteado, 112, tel. 3113-3651. A entrada é gratuita, mas atenção: é proibido filmar e fotografar as obras em cartaz e utilizar aparelhos de telefone celular. É também proibido o consumo de água e produtos alimentícios.  

As obras escolhidas retratam o magnetismo de Paris, que atraiu os maiores pintores do século XIX. O valor de uma coleção assim é incalculável, por isso a segurança é máxima.

Na reserva do Museu D'Orsay as telas foram empacotadas dias antes de embarcarem rumo ao Brasil. Jean Nandin, responsável pelo bem estar das pinturas, diz que elas passam por uma cuidadosa inspeção antes e depois de cada viagem.

Os caixotes de madeira são feitos sob medida para cada obra. O transporte é feito por seis aviões, para garantir que a coleção não se perca por inteiro, se houver um acidente.

Assim, mestres do impressionismo, como Pierre-Auguste Renoir, Claude Monet e Vincent van Gogh, estão todos reunidos agora na maior mostra do movimento já realizada no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário