sábado, 25 de agosto de 2012

Morre Neil Armstrong, primeiro homem na Lua


Armstrong passou por uma cirurgia de coração em 7 de agosto.
Americano comandou a Apollo 11 e pisou na Lua em 20 de julho de 1969.


Neil Armstrong,em 1969. (Foto: Nasa) 
O astronauta Neil Armstrong faleceu, este sábado, aos 82 anos, anunciou a cadeia de televisão americana NBC News. O primeiro homem a pisar a lua, a 20 de julho de 1969, tinha sido operado do coração, no início do mês. 

Segundo a NBC News, Armstrong tinha colocado um bypass no coração por causa de um bloqueio numa artéria. O astronauta, que ficou célebre pela frase "Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a Humanidade", faleceu aos 82 anos. 

Formado em engenharia aeronáutica, Armstrong foi o primeiro a sair da "Apollo11", tripulada também por Edwin "Buzz" Aldrin e Michael Collins. 

Num depoimento sobre o falecimento, a família sublinhou que Armstrong foi "um relutante herói americano", que "serviu orgulhosamente o seu país como piloto da marinha e como astronauta". 

Nascido a 5 de agosto de 1930, em Wapakoneta, no estado do Ohio, Armstrong formou-se em engenharia aeroespacial nas universidades de Purdue e do sul da Califórnia. 
Os astronautas Neil Armstrong (esq.), Michael Collins (centro) e Edwin "Buzz" Aldrin da Missão Apollo 11 - Nasa / Reuters 

Foi astronauta da agência espacial norte-americana (NASA), professor universitário, e piloto de aviação, tendo servido na Marinha dos Estados Unidos durante a guerra da Coreia.

No Twitter, a Nasa ofereceu "seus sentimentos pela morte de Neil Armstrong, ex-piloto de testes, astronauta e primeiro homem na Lua."

Biografia - O primeiro homem a pisar na Lua nasceu em Wapakoneta, Ohio, EUA. Desde jovem, Armstrong demonstrou sua paixão por aeronaves, o que o levou a trabalhar no aeroporto próximo a sua casa. Aos 16 anos obteve o brevê de piloto. Aviador naval entre 1949 e 1952, ele entrou na NASA em 1955, quando ainda se chamava NACA (Nacional Advisory Comittee for Aeronautics). 

Tornou-se astronauta em 1962 e em 1966 comandou a missão Gemini 8, a primeira a acoplar com sucesso dois veículos no espaço. Em 20 de julho de 1969, era o comandante da primeira missão lunar na Apollo 11, ao lado dos astronautas Buzz Aldrin e Michael Collins. A cápsula lunar Eagle pousou sobre a superfície lunar, e Armstrong - como havia sido planejado - tornou-se o primeiro homem a caminhar sobre o satélite. 

Discrição - James Hansen, autor da biografia de Armstrong, disse à CBS que o astronauta nunca entendeu realmente porque as pessoas davam tanto destaque ao fato de ele ter sido o primeiro a pisar na Lua. 

A Apollo 11 foi a última missão espacial de Armstrong, que em seguida foi apontado para um serviço administrativo na agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa

A vida profissional de Armstrong então tornou-se bastante reservada. Ele não teve um papel relevante na cerimônia que celebrou o 25º aniversário da chegada do homem à Lua. "Ele é o recluso do recluso", disse o ex-porta-voz da Nasa Dave Garrett, à época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário