quarta-feira, 23 de maio de 2012

Poderoso Grão...

Originária do México, a chia anda fazendo alvoroço e lidera a lista dos superalimentos que prometem benefícios como redução no colesterol, efeito detox e até perda de peso.

Na disputa seara dos alimentos funcionais, a chia conquistou status de rainha, tirando do páreo até mesmo a queridinha linhaça, aliada numero 1 para quem busca dar um boost geral no organismo. Carregada de vitaminas, minerais, proteínas e ácidos graxos, ela promete emagrecimento, redução da taxa de colesterol ruim, proteção cardiovascular e ainda possui efeito detox. Apesar de ter desembarcado recentemente no Brasil, o grão não é nada novo - os astecas o considaravam "combustível dos deuses", pois proporcionava energia para momentos de grande destaque. Alem de ser riquíssima em fibras ( das 42 gramas de carboidrato encontradas em 100 gramas do grão, 41.2 são fibras), uma colher de sopa de chia condensa as vitaminas encontradas no salmão e no espinafre, com a dosagem ideal de ômega 3 e 6. O consumo diário por um longo período favorece a imunidade e a neutralização dos processos inflamatórios do organismo, graças á varredura de gordura que esses ácidos graxos fazem nos vasos sanguíneos - bom, portanto, para quem tem tendência á hipertensão. O grão também é bem cotado em tratamentos de diabete, porque absorve parte da glicose produzida pelo corpo e estabiliza os níveis de insulina. E, para os que desejam quilos a menos, é um trunfo na dieta, já que ajuda a enganar a fome. "Com alta concentração de fibras solúveis e insolúveis, ao entrar em contato com a água do estômago a chia se transforma em um gel, prolongando a sensação de saciedade", explica a nutricionista do badalado spa Lapinha Carolina Nizer.

Bônus: o grão possui seis vezes mais cálcio que o leite integral, boa alternativa para quem cortou a lactose do cardápio e anda preocupado com a saúde dos ossos.
Para quem quer experimentar, vale ressaltar que a ingestão de dois litros de água por dia é condição obrigatória para que o grão faça efeito no organismo. Ele pode ser consumido com cereais, saladas, iogurtes e sucos, mas nunca ultrapasse a dosagem de duas colheres de sopa por dia: por ser relativamente calórica, a chia pode engordar e causar constipação intestinal. O alimento é encontrado em lojas de produtos naturais.

Saiba mais:

Características:
-Cerca de 19 a 23% do seu peso é proteína completa, contém os aminoácidos essenciais em equilíbrio perfeito.
-60% do seu óleo é Ômega 3 e 40% Ômega 6. Sendo o alimento com mais ômega 3 encontrado na natureza.
-Contém mais cálcio do que o leite, mais ferro do que os espinafres, mais magnésio do que os brócolis, mais potássio que a banana, mais antioxidantes que a uvas-do-monte (mirtilo).
-100% natural.
-Não contém glúten.

Benefícios:
-As sementes de Chia são o sonho de quem faz dieta, pois eliminam a fome evitando assim o desejo de ingerir mais alimentos, e além disso, limpam o corpo das toxinas no intestino.
-Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia e diminuindo o risco de diabetes tipo 2.
-Ajudam a regular o trânsito intestinal, previne a inflamação de divertículos (diverticulite), pois a sua fibra solúvel hidrata o cólon e facilita o movimento peristáltico.
-Elimina os desejos contantes de petiscar comida.
-Ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicérides.
-São também muito benéficas para desportistas, pois por serem hidrotilicas, e absorverem até 10 vezes o seu peso em água, mantêm o corpo hidratado.

Indicações:
-Perda e peso e manutenção.
-Problemas de tiróide.
-Hiperglicemia e diabetes.
-Síndrome do cólon irritável.
-Doença celíaca (intolerância permanente ao glúten).
-Refluxo gastro esofágico.
-Hipercolesterolemina (nível alto de colesterol no sangue).
-Indispensável para os vegetarianos por conter muita proteína.

Sugestão de uso:
-Chia Fresca: 1 colherada das sementes em 250ml e água (o líquido ficará levemente gelatinoso). Adicione lima ou suco de limão se preferir açúcar ou adoçante e desfrute.
--> No caso de refluxo gastro esofágico: colocar 1 colher de chá de sementes de chia num pouco de água, mexer e beber de imediato. Aguardar uns minutos e depois beber 1 copo cheio de água. Ajudam a absorver o excesso de ácido.

O poderoso grão possui:
-2x mais potássio do que a banana.
-3x mais ferro do que o espinafre.
-6x mais cálcio do que o leite integral.
-8x mais ômega 3 do que o salmão.
-12x o próprio peso: é o que ela absorve de água.
-15x mais magnésio do que o brócolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário