sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Vitaminas: para que servem e onde encontrar

As vitaminas são compostos orgânicos da mais alta importância, necessárias ao crescimento, à reparação dos tecidos, ao funcionamento orgânico, essenciais para reações metabólicas específicas no meio celular e vitais para o funcionamento dos órgãos.
Vitaminas são indispensáveis para o organismo. A criança precisa delas para crescer e se desenvolver, ter vitalidade, evitar doenças e também para ser capaz de aprender. As vitaminas também pertencem a um grupo de nutrientes orgânicos que promovem o bem-estar físico e mental. Por isso devem ser ingeridas diariamente (em quantidades adequadas), através da dieta, pois não são produzidas pelo nosso organismo. Conheça as principais vitaminas e suas funções mais importantes:

Vitamina A: possui papel essencial na visão, no crescimento, desenvolvimento e manutenção da pele, nas funções imunológicas e reprodução. As suas principais fontes são: gema do ovo, fígado, gordura do leite, frutas, legumes (abóbora e cenoura), vegetais folhosos verde-escuros, frutas amarelo-alaranjadas.
Carência: problemas de pele; atraso no crescimento; perda de peso; perturbações na vista.

Vitamina B1: Auxilia o metabolismo energético e é importante para o músculo cardíaco e os nervos periféricos. Encontrada em carnes, fígado, leite, cereais integrais, legumes, ovos.
Carência: alterações nervosas, cerebrais e cardíacas.

Vitamina B6: Colabora no metabolismo das proteínas e ajuda a manter a integridade das mucosas e dos nervos periféricos. Está em carnes, fígado, cereais integrais, germe de trigo, ervilha, cenoura, banana.
Carência: dermatite; inflamação da pele e das mucosas.

Vitamina B12: está diretamente relacionada com metabolismo de substâncias que estão envolvidas nos passos fundamentais para o funcionamento normal de todas as células, especialmente para as do trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. Sua deficiência pode levar a alterações neurológicas e também a um tipo específico de anemia denominada megaloblástica. As fontes mais ricas da vitamina são: fígado e rim, leite, ovo, peixe, queijos e carnes. É importante ressaltar que pessoas que seguem dieta totalmente vegetariana devem fazer um acompanhamento dos níveis sanguíneos de vitamina B12 e avaliar a necessidade de suplementação, uma vez que ela não estará sendo consumida em sua melhor fonte.
Carência: anemia; irritabilidade; distúrbios gástricos; depressão nervosa.

Vitamina C: ajuda a fortalecer o sistema imunológico, tem função antioxidante assim como a vitamina E, ajuda no processo de absorção do ferro pelo organismo. As suas principais fontes são as frutas ácidas: abacaxi, morango, limão, laranja, maracujá.
Carência: Escorbuto; problemas nas gengivas e na pele.

Vitamina D: possui papel fundamental no metabolismo dos ossos, ajudando na prevenção de doenças como raquitismo, osteomalácia e osteoporose. As suas principais fontes são: óleo de fígado de peixe, manteiga, nata, gema de ovo. Entretanto, a exposição modesta à luz solar é suficiente para a maioria das pessoas produzir a sua própria vitamina D.
Carência: raquitismo; cáries; descalcificação.

Vitamina E: possui papel antioxidante importante, relacionado com prevenção de condições associadas ao estresse oxidativo, tais como envelhecimento, câncer, doença cardiovascular, entre outras. As suas principais fontes são os vegetais, sendo os óleos as fontes mais ricas.
Carência: pode provocar anemia hemolítica, um problema em que os glóbulos vermelhos são tão frágeis que se rompem.

A melhor forma de obter as vitaminas em quantidade ideais é seguir uma alimentação balanceada e comer sempre um prato colorido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário