quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Lugares incríveis do nosso planeta

O Planeta Terra possui belezas extraordinárias, isso todos sabem. O que muitos não sabem é que existem certos lugares do nosso planeta que são tão incomuns que chegam a dar a impressão que estamos em outro mundo. Alguns cenários parecem que foram deliberadamente criados para se diferenciar de tudo que existe e não parecer a Terra que conhecemos. Garimpei pra vocês alguns lugares bem curiosos e incríveis do nosso Planeta. Confira:


Ilha Socotra

Parte de um arquipélago do Oceano Índico, a ilha Socotra manteve, do mesmo jeito que Galápagos, uma incrível diversidade própria, produzida através de milênios de isolamento de outras ilhas. Localizada em frente à costa do Chifre da África, Socotra, graças a seu isolamento, tem uma vida animal e vegetal única. Com cerca de 3.600 km quadrados, esta ilha surpreende a todos com suas paisagens alienígenas. Em torno de 37% das 825 espécies de plantas, 90% dos seus répteis e 95% de seus caracóis não existem em nenhuma outra parte do mundo. Uma das plantas mais estranhas de Socotra é a Dracaena cinnabari, uma árvore de estranha aparência com forma de cogumelo.



A floresta de pedra de Madagascar

Milhares de picos de calcário foram cortados pela chuva ao longo de milhares de anos para formar esta paisagem absolutamente incomum em Madagascar. A chuva vai minando a rocha e produzindo as formas pontiagudas, que dividem-se em formas de quarteirões. Uma absurda variedade de animais vive neste ambiente curioso. Animais adaptados à vida desértica habitam os picos, enquanto criaturas que vivem na umidade e sombra habitam as partes baixas.



Solar de Uyuni, o lago de sal boliviano

Aqui mesmo na América do Sul existe um lugar incrível. Um enorme lago salino que parece mais um efeito 3d dos primeiros softwares de criação de paisagens procedurais.
À parte do lago salino, existe um belo deserto, muito plano com verdadeiras esculturas criadas pelo vento.
O local também abriga alguma atividade vulcânica, que produz gêiseres formando paisagens de rochas e vapor que nos remetem imediatamente aos planetas mais distantes no espaço.



Dry Valleys na Antártida

O vale seco da Antártida é considerado por geólogos o local mais parecido com o solo marciano no nosso planeta. Curiosamente, este lugar da Antártida quase nunca neva e apenas faz um frio de doer. Não há qualquer planta visível num raio de quilômetros.Isso faz com que o solo do lugar seja único.  Há ali um lago permanentemente congelado que tem vários metros de espessura. Com o congelamento, centenas de rachaduras surgiram no gelo, produzindo uma espécie de marmorizado bastante curioso. Abaixo deste gelo todo, estão microorganismos vivendo numa água absurdamente salgada. Esses animais vem sendo pesquisados pelos cientistas, pois eles vivem em ambientes tão hostis que alguns especulam que eles poderiam sobreviver em outros planetas.


Columnar Basalt

Este é definitivamente um lugar esquisito. É formado pela lava vulcânica que subitamente se resfriou e contraiu, formando milhões de colunas hexagonais de basalto. Um cenário tão estranho que parece saído dos sonhos surrealistas de Salvador Dali. O local abaixo fica ao norte da Irlanda.
Estima-se que estasa formações foram geradas a 60 milhões de anos. Sua aparência é tão curiosa que parece ter sido esculpida pelo Homem, ou – no caso da paisagem extraterrestre, pelos aliens.


Mina Naica, a Caverna de cristal – México

Esta é a caverna com os maiores blocos de cristal de selenita conhecidos no mundo. Alguns afloramentos passam dos 11 metros de altura e ultrapassam as 55 toneladas. Ela ganhou o apelido de “Fortaleza da Solidão”, em homenagem a “casa” do Super Homem. Certamente que na vastidão do Universo devem existir cavernas com verdadeiras montanhas de cristal em seu interior. A Caverna de cristal, chamada Mina Naica, fica em  Chihuahua no México foi descoberta acidentalmente, por trabalhadores que perfuravam um túnel de acesso à mina de prata. Agora é um patrimônio da humanidade e também uma breve  pista das maravilhas do universo, em sua ampla maioria, que nunca serão vistas pelos olhos humanos.


Plitvice Lakes – Um dos lugares mais bonitos da Terra

Plitvice Lakes fica na Croácia e é um parque nacional formado por cerca de 16 lagos e dezenas de cachoeiras maravilhosas. Certamente este é um dos lugares mais bonitos que existem. Quando eu penso em “Jardim do Éden”, penso em Plitvice Lakes.
Sua formação geológica formada pelo carbonato de cálcio colore a água, produzindo uma miríade de lagos azul turquesa, cercados por uma exuberante flora.



Vale da Lua – Chapada dos Veadeiros – Brasil

Este é um lugar muito pouco conhecido dos brasileiros. O Vale da lua recebe este nome pela sua paisagem. Esculpido pela chuva e pelo vento, o local atrai turistas de todo o mundo que vem para o Brasil conhecer esta incrível conformação de rochas, que lembra muito a paisagem lunar. O lugar é cheio de piscinas naturais deliciosas onde se pode tomar banho. Ele fica a 38 km de Alto Paraíso, em Goiás. As formações rochosas são em grande parte de quartzo, com aflorações de cristais para todo canto. Um lugar com uma paisagem definitivamente de outro mundo.
Certamente deve haver outros lugares tão ou mais estranhos que estes, afinal nosso planeta esconde maravilhas em diversos lugares, alguns inacessíveis o suficiente para manter o mistério até os dias atuais.



Pamukkale –Turquia

Localizada em  Hierápolis-Pamukkale, considerado patrimônio da humanidade pela  UNESCO , Pamukkale significa “castelo de algodão” em turco. Olhando parece ser frio, pela impressão de que seja neve, no entanto, a água contida nessas bacias é quente! A explicação científica para esse fenômeno é que os locais térmicos localizados abaixo do monte provocam o derrame de carbonato de cálcio, que solidifica na superfície, como se fosse um mármore



A Estrutura Richat, Mauritânia

Essa espetacular formação na Mauritânia fica na parte sudoeste do deserto do Saara.. É tão grande que é visível do espaço, com um diâmetro de 50 quilômetros. Anteriormente, achava-se que a formação foi causada pelo impacto de um meteorito que caíra na região, mas agora concluiu-se que é resultado de erosão. A causa exata de seu formato circular ainda é um mistério.


Kliluk, o Lago Manchado, Canadá

No quente sol de verão, a água do Lago Manchado evapora e os minerais contidos nela são cristalizados. Isso causa a formação de vários círculos com bordas brancas: piscinas rasas, que refletem o conteúdo mineral da água em tons de verde e azul. Essa água contém uma das maiores concentrações de minerais do mundo: sulfato de magnésio, cálcio e sulfato de sódio, mais traços de outros minerais, como titânio e prata. Os índios canadenses se banhavam nessas águas e na lama do lago para curar feridas.

Rocas Baimbridgen - Galápagos, Equador

Este lugar incrível fica no Equador e pertence mais concretamente ao lugar tanto falado por Darwin na sua teoria da evolução das espécies: O arquipélago das Galápagos. Esta inacreditável lagoa de águas rasas no meio do oceano Pacífico é uma praça de alimentação para milhões de flamingos e outras aves que por lá param.

Um comentário: