terça-feira, 3 de janeiro de 2012

10 dicas para começar o ano bem

Escolha as que terão impacto mais positivo para você

1. Mude os móveis de lugar
Nada tem mais ar de renovação do que uma casa com uma cara diferente. Você já notou que quando muda os móveis de lugar em um cômodo, ele ganha um ar inteiramente novo? Não fazemos isso com freqüência, então a primeira semana do ano é a época ideal para ficar com a casa com cara de nova. Então, altere o seu ambiente.

2. Faça uma faxina
Começar o ano com uma casa para limpar desanima qualquer um. Deixe a casa limpa antes e, assim, ao voltar da sua viagem de Ano Novo ou acordar no dia primeiro de janeiro, terá aquela sensação agradável de estar em um ambiente bem cuidado – e uma coisa a menos para fazer logo que o ano começar.

3. Perfume sua casa
Complete a sensação de bem estar dentro da sua casa (limpa!) com aquele cheirinho gostoso e duradouro da sua vela favorita ou o aromatizador de ambientes de sua preferência. Escolha aromas compatíveis com a sua personalidade e expectativas para o ano que começa. Explorar seu olfato pode ter efeito significativo no seu estado de espírito – e quem não quer começar o Ano Novo sentindo-se bem?

4. Desapegue-se. Livre-se de tudo o que não usa mais
Não há nada pior do que começar o ano com a velharia que se acumulou na sua casa ao longo dos últimos meses – ou anos! Estas coisas ocupam espaço nos cômodos, armários e gavetas, criando aquela sensação de desordem. E muitas vezes estas coisas não têm nenhuma função prática e estão lá apenas mantendo seu apego ao passado. Viva no presente! Doe o que não dá para ser vendido, jogue fora o que não terá mesmo uso e venda o restante. Assim, você mata dois coelhos com uma cajadada só: livra-se do entulho e ainda começa o ano com o dinheiro da venda.

5. Crie o ambiente musical perfeito
Assim como o olfato, explore também a audição. Música tem aquele incrível poder de mudar nosso estado de espírito. Crie um playlist com suas músicas favoritas e ouça nos primeiros dias do ano. Não tem tempo para criar um playlist? Não tem problema, use um site como o Stereomood para fazer este trabalho para você. Ainda melhor: ouça enquanto limpa e organiza sua casa, o que nos leva ao próximo item.

6. Organize
Casa limpa e cheirosa com bagunça dentro dos armários e espalhada pela casa não dá!  Explore formas criativas de organização e lembre-se de que otimizar os espaços e torná-los práticos é o nome do jogo.

7. Crie uma nova vida
É claro que não estamos falando em gravidez, mas em algo simbólico. É antigo o dizer “Ano Novo, vida nova”, então crie algo que represente isso. Plante uma árvore de pequeno porte em um vaso e acompanhe o crescimento durante o ano. Esta ação, não somente cria um momento simbólico de renovação e renascimento, mas de quebra também ajuda a decorar sua casa.

8. Invista em você
Começar o ano sentindo-se bem consigo mesmo é fundamental. Invista na sua auto-estima cuidando do seu bem-estar e aparência. Se você é mulher, vá fazer as unhas, depilação, dar um corte no cabelo. Aprenda a fazer uma maquiagem bacana. Use o dinheiro da venda das suas velharias para comprar uma roupa nova. Cuide de sua pele, esfolie para ficar com a pele lisinha. Para homens e mulheres: vá fazer uma caminhada na natureza, olhar o pôr do sol. Vá fazer algo divertido, que te faça rir e sorrir. Resumindo: reserve um tempo para cuidar de você!

9. Participe de um projeto
Esta é uma dica bacana para manter seu foco e inspiração acesos. Na primeira semana do ano, busque um projeto interessante ao qual esteja disposto(a) a se dedicar e prepare-se para começá-lo.

10. Relaxe
Se tudo isso parece trabalho demais e a única coisa que você tem em mente é aproveitar para descansar, então relaxe! Às vezes é só disso que precisamos para atingir aquela calma interior fundamental para começar bem o ano. Peça uma massagem para o marido ou esposa, brinque com seus filhos, vá passear com os amigos, faça uma sessão de filmes por uma tarde ou noite, vá tomar um sorvete ou sentir a chuva de fim de tarde batendo na pele. Respire, sorria, pinte um quadro. Só você sabe o que faz você relaxar, então use seu tempo para isso.

Bom início de ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário